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POR MARCO LOPES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/07/2017

2 MIN DE LEITURA

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Normalmente, nós que seguimos carreira nas ciências agrárias, enquanto estudantes dificilmente pensamos na possibilidade de trabalhar como vendedores. Nossa intenção é sair para o campo e aplicar todos os conceitos técnicos aprendidos durante os longos anos de graduação, utilizando o conhecimento acumulado nas salas de aula, na aulas práticas e estágios. Queremos fazer a diferença, auxiliando os produtores no incremento de seus índices zootécnicos e agronômicos, auxiliando na produção de alimentos de qualidade superior e custo competitivo.

Diante desta realidade, o trabalho de vendedor pode, em determinadas situações, ser encarado como algo depreciativo. Muitos podem pensar que não investiram cinco ou mais anos de estudo para sair de porteira em porteira vendendo insumos para a cadeia do agronegócio. Existe, sim, muito preconceito. Meu objetivo com esse breve artigo é mudar um pouco a cabeça daqueles profissionais de ciências agrárias que ainda podem pensar desta maneira.

Sou Técnico Agrícola e Zootecnista de formação, atuando na área há mais de 30 anos, sendo que nos últimos 15 anos estou ligado à comercialização de insumos para pecuária. Já trabalhei com produtos para nutrição animal, reprodução, saúde animal e equipamentos de ordenha. Toda essa experiência me dá a grande certeza de que ser vendedor é algo extremamente nobre.

O processo de venda, quando bem conduzido, gera resultados extremamente favoráveis para toda cadeia produtiva. Um vendedor bem preparado é capaz de aumentar a produtividade de seus clientes a patamares muito lucrativos. Um vendedor bem preparado pode atuar como um consultor, ensinando seus clientes na difícil tarefa de se tornarem mais eficientes em seus negócios. O vendedor que realmente agrega é aquele que entende a necessidade dos produtores e alia todo seu conhecimento técnico com o portfólio de produtos e serviços com o qual ele trabalha.

Para realizar um bom trabalho, aquele profissional das ciências agrárias que irá atuar como vendedor deve ter amplos conhecimentos de negociação, deve entender um pouco de PNL (programação neurolinguística), deve saber administrar muito bem o seu tempo e, acima de tudo, saber aplicar todo seu conhecimento técnico na criação de valor, através de um excelente relacionamento com seus clientes. Deve saber resolver os problemas, criar soluções e aproveitar oportunidades de forma criativa.

Obviamente um bom vendedor deve estar se preparando a todo instante. Saber vender não é algo que nasce com a pessoa, muito pelo contrário. Saber vender requer preparação, através de estudo, disciplina e prática, exatamente como um bom zootecnista, médico veterinário ou agrônomo deve se preparar para o mercado de trabalho. Simples assim!


Esteja preparado para atuar neste mercado! Aprenda mais sobre vendas no agronegócio com o EducaPoint. A plataforma de cursos que funciona por assinatura, contém dois temas altamente relevantes que abordam o tema “Vendas” sob minha apresentação.

Confira os temas:
* Vendas no agronegócio: a preparação
* Criação de valor em vendas no agronegócio

 

MARCO LOPES

Zootecnista, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Consultor Especialista da R2M - Consultoria e Capacitação em Vendas & Marketing
www.ready2market.com.br

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LUIZ GONZAGA PEGO DE MACEDO

MARINGÁ - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 30/07/2017

Importante esta abordagem! Sempre digo aos meus alunos, que mais que um vendedor, o profissional deve agir como consultor e no final a venda será apenas uma consequência do processo! Luiz Gonzaga é T.A, Zootecnista e Professor na UNICENTRO/PR
VICENTE FIDELIS DE ANDRADE

BATATAIS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/07/2017

Excelente trabalho o seu Marcos além de levar até os produtores insumos e equipamentos você está levando também conhecimento técnico capaz de melhorar a produção aumentar a produtividade tornando as propriedades mais eficientes e lucrativas,o que na minha opinião vai agregar mais valor aos produtos que são produzidos pelas propriedades, parabéns.
ALCIR BECKER

RIO GRANDE DO SUL - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 28/07/2017

Marcos, meus parabéns pela excelente explanação sobre o tema.
É preciso mesmo muito conhecimento e habilidades comerciais para obter sucesso na área de vendas.
A era dos tiradores de pedido está ao fim.

ELCIO MENDES VILANOVA E SILVA

SÃO LOURENÇO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 28/07/2017

Parabéns Marco pelo artigo e seu excelente trabalho na região
WELINGTON LUIZ ALVES

CARANDAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/07/2017

parabéns pelo texto

gostaria de trabalhar nessa area como fazer
JUNIOR MACHADO

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/07/2017

O que dificulta um pouco a venda técnica pelo menos aqui na região, são os vendedores picaretas que prometem milagres com alguns produtos e o produtor rural acaba caindo na conversa, e quando um zootecnista, no meu caso, vai apresentar algum produtor aliado a algum serviço, como formulação de dietas para vacas leiteiras, o produtor acha que estamos o enganando somente para vender determinado produto.
DEOCY FRANCA

PESQUISA/ENSINO

EM 27/07/2017

Parabéns ao jovem TRABALHADOR brasileiro. Nao
existe demérito nenhum ,no trabalho de vendedor técnico,o que precisa é muito conhecimento técnico
para responder e resolver o que aparece no dia a dia.
EDUARDO VON ATZINGEN

EM 27/07/2017

Amigos, os conceitos estão mudando, os produtos agrícolas, pecuária, estão cada vez mais técnicos, os produtores cada vez mais informados, e a venda hoje é uma prestação de serviço altamente técnico, trabalho com Nutrição Animal, à 30 anos, é me sinto muito útil, por fazer vendas extremamente técnicas todos os dias. Amigos, agrônomos veterinários, zootecnistas, querem ganhar dinheiro, vão para área comercial, sejam bons técnicos de vendas. E ganhe dinheiro
EDUARDO HARA

GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/07/2017

Parabéns pelo artigo Marco Lopes,

É bem o que você falou, existe um pré-conceito quanto a área de vendas, aliás o conceito de vendas mudou muito com a questão da importância da visão dos relacionamentos entre a empresa e o seu cliente.
Outra coisa que o recém formado em agrárias deve ter em mente, que mesmo que ele trabalhe com consultoria e assistência, é que não existe serviço sem produto e vice versa.
Abração e obrigado por contar com você no nosso aprimoramento técnico!

Eduardo Hara

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