ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PA: Fertilização in Vitro pode dobrar produção de leite em Conceição do Araguaia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/05/2020

2 MIN DE LEITURA

1
1
Mesmo na pandemia provocada pelo novo coronavírus, três pecuaristas atendidos pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Conceição do Araguaia, no sudeste paraense, começarão, ainda este mês, a utilizar Fertilização in Vitro (FIV) nos rebanhos.
 
A oportunidade é mais uma etapa do programa Leite Araguaia, implantando ano passado pela Emater, em parceria com a Prefeitura. É a primeira vez que a agricultura familiar do município tem acesso a essa tecnologia de ponta.
 
Os pecuaristas Nilton Araújo, da Chácara Moriá; Lázaro Oliveira, da Chácara R3, e Paulo Sérgio Pereira, da Chácara Sonho Meu, estão sendo capacitados pela Emater e terceirizarão serviços especializados com um laboratório particular, como coleta de óvulos e transferência de embriões.
 
Nilton e Paulo receberão crédito rural da linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no valor de R$ 165 mil, pelo Banco do Brasil, já Lázaro lançará mão de recursos próprios. O crédito servirá não só para alguns custos com a FIV, mas também para compra de animais, estrutura de ordenha, entre outros investimentos. O planejamento é trabalhar sobre as raças gir, girolando e holandês
 
A Fertilização in Vitro é uma biotécnica que acelera em cerca de 10 anos e encurta em pelo menos três gerações a produção de bovinos geneticamente superiores, em termos de produtividade e de adequação ao ambiente - o que significa saltos consideráveis no lucro das propriedades e na qualidade do leite
 
“Aqui, por exemplo, nosso interesse é em animais com resistência ao sol e com resistência às intempéries típicas da região”, explica o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Leandro Gomes. 
 
Calcula-se que, em dois a três anos, os pecuaristas selecionados do programa Leite Araguaia, os quais já apresentam uma produção muito acima da média do município por conta do acompanhamento diferenciado pela Emater, dobrem a atividade: dos atuais 7 litros por animal para 15 litros por animal. 
 
A tecnologia, não obstante ser considerada bastante avançada, é acessível para o agricultor familiar paraense, até mesmo via crédito rural, intermediado pela Emater. “Podemos dizer que o que falta hoje em dia não é acesso. O pequeno agricultor, o médio, tem possibilidade, com crédito rural, até com recursos próprios, se possuir uma propriedade estruturada. O que falta hoje em dia é informação. Ou seja: o agricultor saber que pode, que é possível para ele, para o município”, comenta Gomes.
 
As informações são da Agência Pará.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LAZARO JOSE DA SILVA

BELÉM - PARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/05/2020

Os técnicos da Emater-Pará, estão de parabéns em oportunizar os agricultores familiares no desenvolvimento do seu potencial produtivo. O Sul do Pará é tem um grande potencial leiteiro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures