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Educar para o Consumo

POR GECOM - UFLA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/08/2013

3 MIN DE LEITURA

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Por *Antonio Carlos dos Santos

Com a reestruturação da atividade agropecuária, passando da estrutura unidivisional para a sistêmica, é necessário, também, repensar a forma de entendimento e coordenação. A agropecuária precisa ser vista como negócio (agronegócio) no qual as atividades são conduzidas segundo uma finalidade, considerando aspectos técnicos, econômicos, sociais, ambientais, políticos e legais. Para ser entendida como agronegócio, a agropecuária precisa ser conduzida; visar uma finalidade (subsistência, lucro, lazer, etc.) e considerar esses aspectos que foram mencionados. Não importa a forma de condução (familiar ou não familiar), o volume de negócio (pequeno, médio ou grande) ou a finalidade a que se destina.

Não se pode continuar conceituando agronegócio como a sequência que vai da produção de insumo até o consumo, como têm tratado alguns autores que utilizam como conceito de agronegócio a caracterização da estrutura do setor agropecuário. Isto não é correto, tendo em vista que a estrutura e a dinâmica do agronegócio variam de acordo com a região, com o volume de negócio e, mesmo, com a finalidade. Consequentemente, a definição de políticas, bem como de ações a serem implementadas visando incentivo e controle, não pode deixar de se alinhar às características da estrutura e dinâmica do agronegócio.

Outro aspecto a se levar em conta, considerando o conceito, a estrutura e a dinâmica do agronegócio, é o modelo de coordenação. Com a reestruturação do setor, ele passou a exigir um modelo de coordenação focado no consumo e não na produção, como é realizado. O consumo é que deve puxar a produção, e não esta empurrar o produto para consumidor. A escassez de recursos, assim como os altos custos de produzir, nos diz que não se pode perder tempo e nem recursos produzindo além do que é demandado. Nesse sentido, a educação para o consumo, no Brasil, requer um trabalho árduo, por parte das autoridades governamentais. Tarefa que, acredito, seja o principal papel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos próximos anos.

Atualmente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. O MAPA busca integrar sob sua gestão os aspectos mercadológico, tecnológico, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo e também dos setores de abastecimento, armazenagem e transporte de safras, além da gestão da política econômica e financeira para o agronegócio. Com a integração do desenvolvimento sustentável e da competitividade, o MAPA visa à garantia da segurança alimentar da população brasileira e à produção de excedentes para exportação, fortalecendo o setor produtivo nacional e favorecendo a inserção do Brasil no mercado internacional.

Para atingir seus objetivos, o MAPA conta com uma estrutura fixa de cinco secretarias, 27 superintendências estaduais e suas respectivas unidades, uma rede de seis laboratórios, além do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que abrigam cerca de 11 mil servidores espalhados por todo o Brasil.

Acontece que a forma de coordenação continua focada na produção, o que gera dificuldades operacionais e administrativas em face de, muitas vezes, não existir alinhamento entre os agentes da produção com o consumo. Isso é prejudicial a todos. Com a coordenação via consumo, principalmente pela educação, a população passará a ser um grande aliado do MAPA na execução das políticas voltadas par a segurança, a preservação ambiental e o desenvolvimento social. O consumidor será o principal fiscal da qualidade, da segurança e da responsabilidade dos agentes, cabendo aos profissionais do Ministério a tarefa de coordenação, agindo, assim, como maestro de um agronegócio brasileiro com qualidade e segurança.

 

*Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em administração, graduando em direito, professor do Departamento de Administração e Economia da UFLA
Coordenador do GECAP - Grupo de estudos em Gestão de Cadeias Produtivas
Contato: acsantos@dae.ufla.br

GECOM - UFLA

Este é o BLOG no Milkpoint do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) da UFLA. Aqui você irá encontrar artigos relevantes sobre o mercado e sobre os consumidores de leite e derivados!
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