ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual é o papel do consultor na fazenda?

POR CLÍNICA DO LEITE

CLÍNICA DO LEITE/AGRO+LEAN

EM 24/05/2017

2 MIN DE LEITURA

3
0
 Prof. Dr. Paulo Machado

Em boa parte das fazendas produtoras de leite, os consultores são tão ativos quanto o proprietário ou o gerente – não raro, se fazem até mais presentes que os próprios donos do negócio. Ao compartilharem seu conhecimento técnico, esses profissionais têm papel fundamental na evolução do desempenho da fazenda, contribuindo para a melhoria dos resultados em diversas áreas, tais como nutrição, sanidade, genética e reprodução, entre outros.

Sem dúvida alguma, esse suporte faz toda a diferença para quem quer produzir mais e melhor. Muitas vezes, porém, os consultores não conseguem atingir os objetivos traçados para o seu trabalho devido às deficiências de gestão das fazendas. Como ele poderia ajudar a reduzir a incidência de mastite se os funcionários não estão engajados e devidamente capacitados para garantir o controle dos processos? E como a dieta prescrita para as vacas poderia aumentar a produtividade se, por falha operacional, falta comida no cocho?

Esses exemplos cotidianos demonstram o quanto a gestão pode representar uma barreira à atuação do consultor. E é aí que mora o perigo. Pressionados por resultados, é comum que esses profissionais acabem por assumir atividades gerenciais e até mesmo tomar decisões na fazenda. Isso é um enorme erro de gestão! Afinal, como defendemos no Sistema MDA, a tomada de decisão sobre o negócio cabe unicamente ao dono e não deve, jamais, ser delegada.

Qual seria o papel do consultor nesse contexto? A resposta é simples: contribuir para a solução de problemas que atrapalham o sucesso da fazenda. Mas atenção: não se tratam de problemas “caçados” por ele, na ânsia de mostrar serviço porque foi chamado para apagar incêndios e tirar da cartola a salvação. Quando a gestão da fazenda é conduzida de forma correta, a identificação de problemas reais se dá com base em indicadores acionáveis e em anomalias. É ao desenvolver projetos, visando atacar problemas reais, que todo o conhecimento do consultor entra em campo e, de fato, ajuda a fazenda a virar o jogo.

O sucesso dessa empreitada depende, obviamente, da clareza que o proprietário tem quanto às responsabilidades de cada um no negócio. Nada impede que o consultor adquira conhecimento em gestão e se torne um multiplicador de boas práticas, estimulando donos e gerentes a implantar ferramentas que melhorem o fluxo de trabalho e impulsionem o engajamento das pessoas. Quando proprietários, consultores e funcionários jogam juntos, todo mundo ganha.

* Diretor da Clínica do Leite, é professor da Esalq/USP, professor titular em Bovinocultura de Leite, com 43 anos de experiência em gestão de fazendas.

CLÍNICA DO LEITE

Vinculada à ESALQ/USP, a Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua em gestão da pecuária de leite, por meio da geração de conhecimento e da formação de pessoas.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EVA ELOISA FORMAGIO EVA

EM 17/08/2017

Olá, gostei do artigo, mas eu tento uma propriedade de dois alqueires Paulista e sendo assim, fica meio inviável contratar um consultor. Entretanto, é um sonho, fazer melhoramento genético nas minhas vacas. Um consultor seria útil, para me orientar. Obrigada.
JESANE ALVES DE LUCENA

MOSSORÓ - RIO GRANDE DO NORTE - PESQUISA/ENSINO

EM 12/06/2017

Bom dia

Utilizo sempre em minhas aulas os artigos técnicos publicados no Milkpoint porque são curtos, objetivos e enriquecem as aulas teóricas

Jesane Lucena
EVA ELOISA FORMAGIO EVA

EM 29/05/2017

Olá, gostei do artigo, mas eu tento uma propriedade de dois alqueires Paulista e sendo assim, fica meio inviável contratar um consultor. Entretanto, é um sonho, fazer melhoramento genético nas minhas vacas. Um consultor seria útil, para me orientar. Obrigada.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures