ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Todo produtor de leite é empresário?

POR PAULO MARTINS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/08/2013

4 MIN DE LEITURA

34
0
 O artigo 966 do novo Código Civil não deixa dúvidas. Por lei, empresário é todo aquele “que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. Então, todo produtor é empresário. Ué, mas até o tirador de leite é empresário?

Numa primeira leitura, essa definição legal de empresário me parece ampla demais! Certamente os juristas que a redigiram e os legisladores que a aprovaram tiveram seus motivos. Mas, de tão ampla, não é elucidativa para os meus propósitos, que é responder a pergunta que dá título a este artigo. Afinal, todo produtor de leite é empresário?

Então, fui buscar resposta no livro mais consultado da minha biblioteca pessoal. Fui ao livro a que genuinamente devoto a minha pura credibilidade. Fui ao volumoso Dicionário Houaiss, na certeza de encontrar uma definição precisa do que é ser empresário. Lá diz que “é aquele que é dono ou dirigente de uma empresa (organização), ou que opera no agenciamento de negócios; homem de negócios”. Bem, definição precisa eu encontrei. Mas, será que é correta?

Pois, nem no dicionário podemos plenamente confiar. O Houaiss e toda a sua competente equipe que desenvolveu o dicionário que leva o seu nome confundiram personagens, juntando na mesma palavra o dono e o dirigente de uma empresa, chamando-os de empresário. Confuso? Vamos, então, esclarecer.

Empresário é quem se encarrega de reunir e coordenar os fatores de produção necessários a um processo produtivo, ou seja, terra, capital e trabalho, avaliando as condições de mercado e decidindo que estratégias produtivas devem ser seguidas. É quem vai em busca do capital necessário para que a produção aconteça, é quem decide quantos trabalhadores vão atuar, que quantidade será produzida e em que nível. É, portanto, quem corre o risco com a empresa. Esse é o conceito que advém da Ciência Econômica.

O imaginário popular tem a figura do empresário como pessoa rica, decidida, de posses. É o dono da empresa. Esse conceito está mais para a visão do dicionário Houaiss que para a Teoria Econômica. Uma coisa é o personagem empresário. A outra é o personagem capitalista. O primeiro reúne e contrata os fatores de produção, dá o sentido estratégico a ser perseguido no negócio, corre o risco de produzir e comercializar, apura o lucro ou o prejuízo. Esse é o personagem empresário em ação. No final, ele paga pelo capital que não é dele, paga pela terra que não é dele, paga pela mão de obra que não é dele. Se faltou dinheiro, teve prejuízo e vai ter de tirar dinheiro do bolso para fechar as contas. Se sobrou dinheiro, teve lucro e pode embolsar o resultado positivo.

Já o personagem capitalista é o detentor do capital. É quem detém os recursos que se materializam em construções, máquinas, equipamentos, animais e até mesmo na terra. É o dono de tudo isso. O capitalista é o dono da empresa. Portanto, capitalista não é sinônimo de empresário, já que nem todo capitalista é empresário e nem todo empresário é capitalista. O empresário recebe lucro ou prejuízo pelo risco que corre. Já o dono do capital, o capitalista, recebe juros e aluguel e não participa das decisões relativas à produção.

Empresário também não é sinônimo de Administrador da empresa. É o administrador quem terá a responsabilidade de tomar as decisões táticas e operacionais da empresa. É ele quem vai fazer a gestão da produção, a gestão das pessoas, a gestão dos insumos, a gestão da qualidade, a gestão das compras e a gestão das vendas. Embora seja posição chave para o sucesso da empresa, o administrador não corre riscos. Ele recebe salário e algum tipo de bonificação proporcional ao sucesso da empresa, se sucesso houver. Mas, se ao final for apurado prejuízo, seu salário está assegurado.

Mas, todo produtor de leite é empresário?

Em toda atividade leiteira há o capitalista. Mesmo na atividade extrativa. Afinal, não se produz leite sem capital. Toda atividade leiteira é feita de múltiplas tomadas de decisões. Então, toda atividade leiteira é administrada e, portanto, tem o administrador. Também toda atividade leiteira é uma empresa, pois reúne fatores de produção e corre riscos. E que riscos! Então, toda atividade leiteira também tem empresário. Toda, sem exceção! Empresário não é sinônimo de sucesso, de riqueza e nem de eficiência. Não podemos confundir os conceitos.

Portanto, todo produtor de leite é capitalista e empresário. Às vezes, é também administrador e até trabalhador, quanto participa da força de trabalho da propriedade. A cada um desses personagens um tipo perfil é demandado e um tipo de remuneração é compatível. Não é fácil ter bom desempenho quando se exerce cada um desses personagens. Como aferir o desempenho de cada um é uma boa e necessária discussão, não? Mas, isso já é uma outra conversa que, por sinal, levarei para o Interleite Brasil,no dia 12 de setembro, em Uberlândia. Um abraço a você, que a partir de agora passou a ser empresário, mesmo sem nunca deixar de ter sido.

PAULO MARTINS

Paulo do Carmo Martins - Economista, Doutor em Economia Aplicada (Esalq/USP). Pesquisador da Embrapa Gado de Leite e Professor Associado da Facc/UFJF

34

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ GALEOTE YWASAKI

GUARATINGUETÁ - SÃO PAULO

EM 20/05/2015

Professor Paulo Martins,tenho uma profunda admiração pelo seu trabalho.Gostaria de opinar nesse assunto pois afinal tenho uma larga experiencia em gado leiteiro onde atuei por muitos anos como veterinário de campo.Vou resumir aqui dizendo o seguinte:A situação do produtor de leite no contexto da agricultura familiar é caótica.Como o sr sabe o leite sempre foi mal pago confrontando com o alto preço dos insumos.A Assistencia Tecnica da CATI é uma piada, em que muitos profissionais são apadrinhados por prefeitos através do chamado "Convênio" que é uma forma de evitar o concurso que selecionaria profissionais competentes.A Defesa Sanitária Animal também é deficientes e as vezes administradas por agrônomos que não tem formação suficiente nessa área (claro que a culpa não é deles),para piorar a situação grande parte dos nossos produtores tem total desconhecimento técnico (básico).Luiz Galeote Ywasaki-Fiscal Federal Agropecuário-Ministerio da Agricultura luiz.galeote@agricultura.gov.br UTRA Guaratinguetá-SP
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/08/2013

Isso! todo produtor é empresário e produtor de um produto que gera emprego e renda como nenhum outro no setor primário brasileiro.
ANDRÉ MARCEMINO HAMPF

CASTRO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/08/2013

Drº. Paulo.
Boa Noite.

Muito bom seu explanação. Todo produtor de Leite foi, é e sempre será um empresário. Além de produtor de um dos alimento mais complexos e completos que devem ser inseridos na nossa dieta cotidiana, salvo exceções, como intolerância a lactose, úlcera etc.
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/08/2013

Caríssimo Dr. André,

Ser empresário não significa ser eficiente, usar corretamente os fatores de produção. Ser empresário significa reunir os fatores de produção e correr risco. Então, sob este aspecto, o tirador de leite é empresário!
ANDRÉ LUIZ COSTA

ESMERALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/08/2013

Dr. Paulo Martins,
boa noite.

Excelente texto, mas continuo pensando se aquele produtor tradicional, que quase nada mudou nos últimos anos, pode ser empresário, visto que tem havido uma evolução grande em todos os seguimentos da economia brasileira.
Um produtor que não visualiza a produção de leite por hectare ano, quantidade de leite para renumerar a mão-de-obra, a produtividade das vacas (melhor econômico), etc.
Minha opinião é que tem muito tirador de leite que não poderia ser considerado empresário.
Abraços, André Costa.
GINO VIVONE

PETRÓPOLIS - RIO DE JANEIRO

EM 22/08/2013

Muito obrigado. Falarei com eles e tentarei me encontrar com o senhor. Mantenho-o informado.
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/08/2013

Olá Gino,

Estarei em Juiz de Fora durante toda a semana. Manifeste aos organizadores do evento o seu interesse que eles irão viabilizar o nosso encontro. Para mim será um grande prazer!
GINO VIVONE

PETRÓPOLIS - RIO DE JANEIRO

EM 22/08/2013

Boa noite, professor Paulo Martins.

Seu texto serve como estímulo para mim que tenho o grande desejo de me tornar um empresário do leite, apesar de saber das dificuldades envolvidas. E decidi iniciar adquirindo conhecimentos específicos, apesar de já ter exercido atividade leiteira no passado como arrendatário. Semana que vem estarei na Embrapa em Coronel Pacheco para realizar o curso de Atualização em Pecuária de Leite e seria um enorme prazer poder ter um momento de prosa com o senhor.
Um grande abraço!
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/08/2013

Obrigado por suas palavras, Stella.
STELLA MARIS SILVA ROMANO

LUZ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/08/2013

Doutor Paulo Marins, com certeza o produtor rural hoje não é apenas aquele que "tira o leite" ele cada vez mais tem buscado os "sinais dos tempos". E como tal, os tempos cada vez mais modernos e com uma visão maior do quanto precisamos nos aprimorarmos se não quisermos ser excluídos do mercado acirrado que vivemos atualmente. Por tanto o seu artigo veio como uma "luva" mostrar ao produtor de leite que a sua atividade precisa ser vista como uma empresa , onde eficiência, gestão e profissionalismo precisam estar em sintonia, SÓ ASSIM , COM ESTA MÁXIMA SEREMOS VERDADEIROS EMPRESÁRIOS DE SUCESSO ! Grande abraço da luzense . Stella Romano
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 22/08/2013

Pra você ver o prestígio...Combinado!
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/08/2013

Comentário público do dono do ponto de encontro da cadeia? Fato inusitado para mim, em dez anos como colunista aqui. Assistirei a palestra, com certeza. E também vou lá no editorial para ler suas reflexões. Aproveitando, precisamos conversar, não? Quando achar oportuno, estou disponível. Que tal amanhã de tarde?
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 22/08/2013

Caro Paulo,

Belíssimo artigo, que só agora tive condições de ler, tantas as demandas nesses últimos dias. Aproveito também para fazer uma propaganda do Interleite. Teremos uma palestra sobre Empreendedorismo na atividade leiteira, tema que o Michel abordou. E convido-o a ler um arriscado editorial que escrevi...

https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/editorial/a-transformacao-por-que-passa-o-leite-no-brasil-85215n.aspx
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 21/08/2013

Olá Ronaldo,

Quanto tempo não tenho notícias suas. Realmente o milkpoint é um verdadeiro ponto de encontro. Obrigado pela contribuição do link, deixando registrado que nem todo empresário é empreendedor.

Grande abraço,
RONALDO MARCIANO GONTIJO

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/08/2013

Prezado Paulo,

Excelente artigo. E como foi falado sobre o empreendedor vou deixar um link interessante, que todos deveriam ler.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

Um abraço.

Ronaldo
STELLA MARIS SILVA ROMANO

LUZ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/08/2013

É assim que referimos a ela , nosso PATRIMÔNIO MAIOR!
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 20/08/2013

Majestosa Catedral é o termo correto para aquela beleza humana.
STELLA MARIS SILVA ROMANO

LUZ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/08/2013

Que prazer e alegria ao saber que a nossa majestosa CATEDRAL lhe faça lembrar da nossa pequena cidade de Luz.
Obrigada pela atenção !
um grande abraço !
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 20/08/2013

Olá Stella Maris,

Sempre que ouço o nome da sua cidade me vem à mente a bela igreja aí erigida. Que coisa linda! Obrigado pela sua avaliação do texto. Serve-me como estímulo. Quanto à republicar, da minha parte não tem nenhum problema. Todavia, não sei como o site trata esta questão. Acredito que alguém da gestão do site está lendo esta nossa conversa e vai se posicionar. Ou então, antecipe-se e entre em contato com eles, ok?
STELLA MARIS SILVA ROMANO

LUZ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/08/2013

Excelente texto, uma verdadeira aula de sabedoria e incentivo a novos conhecimentos, sou jornalista , na pequena cidade de LUZ - MG tenho uma coluna no jornal da cidade e gostaria muito de publicar seu texto com todos créditos seus , gostaria de saber se é possível levar aos produtores de leite de Luz, onde produzimos média de 160 mil litros/dia esse seu belo ensinamento.

no aguardo .

Stella Romano - www.fazendacruzeiro.com.br stellaromano1@hotmail.com

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures