ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mixpack: embalagem flexível para leite em pó pronto para misturar

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 15/02/2013

1 MIN DE LEITURA

2
0
A Simonalbag, com a tecnologia da DuPoint, desenvolveu a Mixpack, uma embalagem flexível com 2 compartimentos para mistura de dois ingredientes em uma mesma embalagem. A Mixpack se converteu assim na primeira embalagem flexível capaz de manter separados água purificada e leite em pó, podendo-se misturá-los facilmente ao romper o selo interno que separa ambos os ingredientes. Essa embalagem pode servir para mistura de outros ingredientes, mas, no caso do leite em pó, é particularmente útil para populações com deficiências nutricionais e de infraestrutura de água potável.

A Mixpack foi possível graças à modificação da tecnologia Surlyn da DuPont, que permite ter selos diferenciados de alta e baixa resistência em uma mesma embalagem.

A embalagem está constituída por uma bolsa com dois compartimentos, que estão separados por um selo interno que evita a mistura dos ingredientes. Ao pressionar a embalagem com as mãos, rompe-se o selo interno, permitindo que o consumidor misture os dois ingredientes facilmente, agitando.

Além de preservar as características nutricionais e/ou organolépticas dos ingredientes, a Micpack prolonga o tempo dos produtos e pode, em alguns casos, como no caso do leite, eliminar a necessidade de refrigeração na distribuição e armazenamento.

Por ser flexível, a embalagem contribui para a redução de custos e para a sustentabilidade, já que maximiza o espaço no transporte, gerando uma redução no peso da embalagem e, consequentemente, uma diminuição no consumo de combustíveis e nas emissões de dióxido de carbono.

Para colocar o produto à prova em um caso real, a Simonalbag decidiu há alguns meses criar um sistema de logística especial para a entrega de leite em Mixpack na comunidade Raramuri, localizada na Sierra Tarahumara, no Estado de Chihuahua, México (veja vídeo relacionado abaixo). Dessa forma, mostrou-se o potencial da Mixpack em contribuir com a luta contra a desnutrição e a prevenção de doenças causadas por ingerir alimentos em mal estado. Os dados são do site https://www.portalechero.com.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO JOSÉ GONDIM PEIXOTO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PESQUISA/ENSINO

EM 19/02/2013

Inovações incrementais impactantes. Fazendo diferente e melhor velhas coisas.
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 18/02/2013

Parabéns, Dra. Juliana, pelo seu artigo e pelo vídeo.
Achei simplesmente espetacular essa ideia da Du Pont na fabricação e lançamento dessa nova embalagem, contendo leite em pó e água pura, para serem misturados no momento de se tomar.
Faz-se necessário que os governos, especialmente de países onde existe fome, tomem medidas para fazer chegar às populações mais carentes, esse leite, em especial para as crianças que estão passando fome.
Acredito tratar-se de um produto mais caro, por causa desta nova embalagem.
"Leite, o mais nobre dos alimentos."
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures