ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Você está preparado para o mercado de trabalho?

POR PDPL/PCEPL-UFV

PDPL/PCEPL-UFV

EM 05/07/2017

2 MIN DE LEITURA

11
1
*Por Nayara Magalhães Gonçalves - Estudante de Medicina Veterinária Estagiária PDPL/PCEPL-UFV

O mercado de trabalho está a cada ano que se passa mais competitivo e seletivo. Estudantes recém-formados muitas vezes se sentem amedrontados na busca do primeiro emprego. O medo de errar após o término da vida acadêmica pode deixar muitos aflitos. Entretanto, existem soluções para aliviar essa sensação de desconforto e inexperiência, algo muito simples que todo estudante independente de sua área de atuação deveria fazer durante a graduação, o que chamamos de estágio.

O estágio visa orientar o aluno e prepará-lo para os desafios a serem enfrentados após a graduação. Muitas instituições possuem diversas oportunidades para o aluno estagiar e assim escolher o que melhor atende seu perfil profissional. Para estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa por exemplo, que almejam a atuação no mercado de bovinocultura leiteira, existe o Programa de Desenvolvimento/Capacitação e Especialização da Pecuária Leiteira (PDPL/PCEPL-UFV) como opção de estágio, que há quase 30 anos atua levando a tecnologia para o campo por meio de seus estagiários.

O principal objetivo do PDPL/PCEPL-UFV é justamente preparar os estudantes a enfrentarem os desafios diários da cadeia leiteira, de forma que os alunos em seus horários livres fazem visitas a propriedades rurais conveniadas e desempenham diversas atividades, além da coleta de dados e posterior interpretação para tomada de decisão. Atualmente, há 99 estudantes que fazem parte do programa, e este número tende a aumentar pois foi aberto recentemente as inscrições de futuros estagiários para o próximo semestre.

Desde a criação do PDPL/PCEPL-UFV (outubro de 1988), o programa já atendeu 150 produtores e mais de 1500 estudantes já fizeram parte dessa história. Neste ano de 2017, o programa conta com 45 propriedades assistidas que estão distribuídas nos arredores de Viçosa-MG, contemplando um total de 25 municípios.

Nossa equipe técnica é constituída por um agrônomo, dois médicos veterinários e um zootecnista que estão sempre dispostos e com novas ideias a serem sugeridas aos produtores, com o propósito de aprimorar a produção e torná-la cada vez mais eficiente. Os estagiários estão em constante treinamento, por meio de cursos e palestras extracurriculares, além de participarem de visitas técnicas em fazendas modelo, buscando sempre se atualizarem para oferecer o melhor aos produtores.

O PDPL/PCEPL não possui fins lucrativos e é mantido por empresas parceiras que contribuem para a melhoria da produtividade e qualidade do leite da região, além de estarem investindo na instrução e treinamento dos futuros profissionais, que são os estudantes participantes.

O estágio é um dos melhores caminhos para estudantes aprimorarem seus conhecimentos durante a graduação e chegarem seguros no mercado de trabalho. O que as empresas hoje em dia mais procuram são profissionais capacitados que sabem como solucionar problemas, que sejam proativos e dinâmicos. Desta forma, a vivência fora da sala de aula é fundamental para formar um profissional completo.

equipe PDPL/PCEPL
Equipe PDPL/PCEPL

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIANA FERNANDES SOUZA

EM 18/03/2021

Boa noite! como funciona o processo seletivo para estagiar no PDPL?
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/07/2017

Juiz de Fora, através da SAA/PJF, possue o programa PROLEITE, executado pela EAAL,, que presta assistência aos produtores do município.
O objetivo é fazer os produtores permanecerem na atividade.
THIAGO FRANCISCO BATISTA TEIXEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/07/2017

Parabéns a todos o envolvidos no sucesso do PDPL. Programa ímpar no desenvolvimento das pessoas que estão em contato com sua metodologia. Parabéns ao Christiano Nascif pela condução diferenciada. Grande abraço e um prazer ter feito parte deste time.
HENRIQUE VOLPE

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/07/2017

O PDPL é sem duvida um grande diferencial na vida de estudantes de veterinária, agronomia ou zootecnia. Programa sem comparação!! Parabéns ao Cristiano Nascif e toda sua equipe de primeira!
NAYARA MAGALHAES GONCALVES

BARROSO - MINAS GERAIS

EM 06/07/2017

Como atual estagiaria é sempre uma satisfação saber de relatos de estagiários que também vivenciaram esta experiência...
Obrigada professor Thiago Bernardes e a todos pela leitura.
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 06/07/2017

Parabéns Nayara pela matéria! É fundamental a experiência fora da sala de aula. Vocês tocaram num aspecto que é o divisor de águas na nossa vida profissional. Somado a isso, o texto é 'leve' quanto a leitura.
Continuem neste caminho...
Prof. Thiago Bernardes
AMANDA NERI DE SOUZA

CARMO DO PARANAÍBA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/07/2017

Excelente programa de estágio! Uma oportunidade única dentro da graduação.
BRUNO ARAUJO MARZULLO RIBEIRO

PASSOS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/07/2017

Não tenho dúvidas de que esse programa foi fundamental para a minha formação e para a carreira profissional ! Obrigado a toda equipe !
LEONARDO AMARAL

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/07/2017

O programa é fantástico, parabéns a equipe técnica, à UFV e aos parceiros! Me sinto um privilegiado de ter feito parte desse time. Hoje sou produtor de leite e os conhecimentos e vivências adquiridas fizeram com que eu me tornasse competitivo no negócio leite !!
JEFFERSON BRISON BRASIL

PONTE NOVA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 05/07/2017

Com certeza o PDPL foi um divisor de águas na minha formação acadêmica. Excelente programa!!! Parabenizo toda equipe por tamanha dedicação.
RIVELINO ROVETTA

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PESQUISA/ENSINO

EM 05/07/2017

Fui estagiário do programa e me ajudou muito na fase inicial da minha vida profissional.
Programa de grande sucesso.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures