ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Verticalizar a produção de leite: vale a pena?

POR HELENA FAGUNDES KARSBURG

E MARCELO M. HONDA

AGRINDUS/SA

EM 18/09/2017

6 MIN DE LEITURA

11
2
Autores do artigo:

Marcelo M. Honda, Administrador, MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Projetos, Controller Agrindus S/A.

Helena F. Karsburg, MV. PhD Qualidade e Produtividade Animal FZEA/USP. Gerente Técnica Laticínios Agrindus S/A.


Na era da informação e da tecnologia, onde as informações são disponibilizadas quase que instantaneamente e a globalização é uma realidade, já não existe conceito, manejo ou técnica que não esteja dominada pelos produtores de leite. É evidente que os produtores estão mais profissionalizados e buscando a eficiência dos processos em suas fazendas.

Com suas produções estabilizadas ou querendo crescer, produtores que sentem as dificuldades de negociar com as grandes indústrias e que acreditam na qualidade do seu leite têm interesse pela verticalização e agregação de valor.

São inúmeros os possíveis benefícios da chamada verticalização. A fim de aumentar os lucros, acredita-se que é possível dedicar-se, além da atividade na fazenda, à fabricação e comercialização de derivados. Com a criação de agroindústrias, escapar dos preços baixos pagos e potencializar os negócios, agregando valor.

O assunto é recorrente e permeia as rodas de conversas. Produtores questionam e demonstram a intenção de verticalizar o seu sistema e afirmam ter condições de produzir produtos nobres, diferenciados para atender mercados de nicho e especializados nos grandes centros urbanos.

A verticalização é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Iniciou-se com o Fordismo no início do século, quando as grandes empresas iniciaram este processo produzindo praticamente tudo o que usavam nos produtos finais. É a estratégia em que a empresa “faz tudo”.

O formato verticalizado historicamente foi decorrente da preocupação das empresas em manter o controle sobre as tecnologias de processo, de produtos e negócios, entre outras. Porém, o elevado número de atividades realizado internamente pode acarretar em problemas gerenciais devido ao aumento do porte da empresa. Atividades não ligadas diretamente ao negócio principal, como consequências imediatas, tendem a gerar perda da eficiência e aumento dos custos de produção.

A Agrindus tem a produção de leite verticalizada desde 1996. Já alcançamos alguma experiência com o formato e acreditamos que levantar este assunto e discuti-lo no blog poderia contribuir e auxiliar a reflexão mais ampla sobre o tema e “quem sabe” ajudar na tomada de decisão de muitos produtores que têm a intenção de seguir pelo mesmo caminho.

Primeiramente é preciso ter certa dose de autocrítica para decidir se faz sentido verticalizar a operação. Seguem os principais pontos que é preciso se questionar:

1. A operação atual é feita com a melhor eficiência possível?
2. Se a eficiência não for a melhor possível, será que um investimento em automação, infraestrutura ou manejos não traria retorno com menores riscos do que a verticalização?
3. A estrutura atual de capital humano tem competência para gerir e executar o processo que será agregado à operação na verticalização?
4. Existe competência/conhecimento mínimo dos gestores quanto ao mercado e distribuição?


A análise sobre esses quatro pontos deve ser aprofundada para mitigar o risco envolvido na verticalização. Por exemplo, agregar um processo adicional à operação atual pode significar que o foco atual precise ser dividido com um outro processo – se não tivermos domínio total da operação atual, dificilmente teremos o domínio da nova cadeia de processos e isso acaba resultando em uma ineficiência com rentabilidades menores ainda.

A verticalização na maioria das vezes agrava uma situação onde não existia controle sobre a eficiência da operação com reduções de margens expressivas. Fato que pode ser explicado pela divergência de foco citada anteriormente e por entrar, usualmente, em uma operação com características de negócio que a empresa pode não estar acostumada ou estruturada para encarar.

Existem gargalos que são necessários gerenciar quando se opta pela verticalização e que demandam atenção e conhecimento, entre eles: o mercado, a logística e o marketing - estes dois últimos podendo ser agrupados em um só grupo - a distribuição.

No mercado varejista as questões que permeiam dizem respeito à concentração do poder nas mãos dos grandes grupos varejistas que deixa evidente o risco de redução das margens de remuneração da matéria-prima, competição com as grandes marcas já consolidadas e a burocracia nos pedidos, gestão de estoques e cadastramentos de produtos. Menos burocráticos, o pequeno varejo e canais mais diretos se tornam uma alternativa.

A distribuição compete às áreas de logística e marketing. Para a primeira envolve custos e, no caso de produtos frescos, a cadeia de frio é um importante gargalo e, para a segunda, envolve um processo importante de gestão de marketing na disponibilização do produto. Vários são os canais de distribuição utilizados pelos laticínios para a disponibilização de seus produtos aos consumidores finais. Podemos destacar: as padarias, o pequeno varejo, os supermercados, a venda direta ao consumidor (entrega domiciliar ou e-commerce) e o mercado institucional (bares, restaurantes, cozinhas industriais entre outros). 

Portanto, verticalizar vale a pena desde que as análises sejam feitas de maneira lúcida e estratégica considerando os pontos acima e entendendo quais são as competências envolvidas. Não basta ter os custos monitorados em uma planilha e a vontade de ter uma marca própria. Afinal, o papel aceita tudo e o simples controle dos números não garante eficiência na operação. A eficiência usualmente pode ser mensurada a partir de comparações dos custos controlados. Outro indicativo importante pode ser a remuneração do leite cru. Uma dica valiosa é o acompanhamento de indicadores do setor como, por exemplo, dados do MilkPoint RMCA, Cepea, entre outros que ajudam a balizar as decisões a longo prazo.

Quer conhecer a rotina da Agrindus e suas estratégias de intensificação? Então participe do curso on-line Fazenda Agrindus: foco estratégico na verticalização e intensificação da produção por hectare, do EducaPoint.

O curso permite que você passe por todos os setores da fazenda, e entenda o processo de gestão implementado por Roberto Jank Jr, com as metas de produção e indicadores utilizados para avaliar o desempenho e rentabilidade do sistema. Clique aqui e saiba mais!

Aproveite que a assinatura do EducaPoint permite que você faça todos os cursos disponíveis (já são cerca de 130 temas!).Saiba como!
 

Comece 2019 com o pé direito! Aproveite a promoção de final de ano do EducaPoint e garanta o conhecimento necessário para melhorar seus resultados no próximo ano!
 

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br

HELENA FAGUNDES KARSBURG

Medica Veterinária, PhD em Produtividade e Qualidade Animal pela FZEA/USP. Gerente e Responsável Técnica do Laticínio Agrindus S/A.
Contato: laticinio@agrindus.com.br

MARCELO M. HONDA

Administrador, MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Projetos, Controller Agrindus S/A.

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS MONTEIRO DE CASTRO

ARAÇATUBA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/01/2019

o meu leite não da lucro,sempre gasto mais do que recebo.tiro 3000 mil litros de leite ao dia,recebi 184.000.00mil reais e a leiteria teve um gasto de 186.000.00 mil reais. o que fazer estou desesperada??????? o que fazer?????
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/01/2019

Boa tarde!
Você tem assistência técnica ou consultoria na área da pecuária de leite?
UILIO OLIVEIRA SILVA

BOM JARDIM - MARANHÃO - AVICULTURA/SUINOCULTURA

EM 07/01/2019

Minha produção é pequena. Mas não é diferente da sua.
HELENA FAGUNDES KARSBURG

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/09/2017

Tudo a seu tempo! Obrigada Nelson pelo comentário!
HELENA FAGUNDES KARSBURG

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/09/2017

Caro Max, acreditamos ser este o caminho! Tentar baixar custos ou aprimorar algum processo que possa ser aprimorado com automação e mais controle operacional. Boa sorte e obrigada por compartilhar!
NELSON VILMAR

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/09/2017

Artigo bem elaborado, redação direta ao assunto , bem clara , didática ao ponto de aconselhar as dificuldades e algumas alternativas para o produtor . Parabéns isso fez lembrar uma frase que diz o seguinte: O sonho de quase todo médico é um dia ter seu hospital. O produtor deve sim ter o ímpeto de melhorar o seu rebanho, o leite produzido e lançar mão sim em produzir paralelo o seu derivado com qualidade em técnica e amor no que faz.
MAX ANTÔNIO SOUZA MORAIS

GUIA LOPES DA LAGUNA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/09/2017

Alertas muito válidos. No momento em que o leite ao produtor chega aos mínimos, sabendo que hoje meu custo operacional efetivo nào está sendo coberto, em funçao da saida da Lactalis do mercado de Mato grosso do Sul, o primeiro pensamento é mesmo de beneficiar a propria produção. Certo, antes de aventurar na agroindustria, tentar baixar custos. Estou nesse dilema.
MARCELO M. HONDA

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/09/2017

Paulo Hiroki, obrigado pelas considerações. A ideia da verticalização na operação leiteira é que ela agregue valor ao processamento do leite. Ou seja, o resultado da operação descontados de todos custos e despesas deve ter um preço de transferência maior do que o preço médio recebido na venda do leite cru - ainda a serem definidos percentuais mínimos de margem para que a verticalização faça sentido. Basicamente estamos falando que a remuneração dessa operação verticalizada deve ser maior do que o custo de oportunidade de vender leite cru ao mercado.

Abordamos mais sobre o custo de oportunidade na Agrindus/Letti nesse artigo: https://www.milkpoint.com.br/mypoint/392340/p_como_inovar_e_agregar_valor_no_leite_a_leite_a_agrindus_letti_fazenda_leite_cru_laticinio_6172.aspx

Obrigado
MARCELO M. HONDA

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/09/2017

João Leonardo, obrigado pelo elogio.
PAULO TADATOSHI HIROKI

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/09/2017

Artigo muito bom, com pontos de grande relevância. Entendo que o processo descrito, com a verticalização ele é composto, assim como na cadeia láctea - produção (deve ser eficiente), transporte (deve ser eficiente), industrialização (transformação, deve ser eficiente), distribuição e varejo. Fazendo a remuneração de cada um destes processos, parece que apesar de ser apropriado a boa parte do valor recebido, fica a pergunta melhora o resultado da produção? Todos os fatores são devidamente remunerados? Tenho como opinião que os elos da cadeia devem ter a sua importância reconhecida, o principal problema é a desigualdade (os valores são mal distribuídos na cadeia). O preço do leite cru, o que remunera o elo mais importante (é o produtor!!!) é o mais manipulado e, o menor.
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/09/2017

Interessantíssimo, uma coisa é dar certo através de análises e trabalho contínuo outra coisa é entrar em um modismo sem nem se preparar adequadamente, o que acontece em massa na nossa Pecuária Leiteira!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures