ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entressafra e alta nos custos de produção impulsionam elevação de 5,3% no preço do leite

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E VINÍCIUS NARDY

PANORAMA DE MERCADO

EM 04/07/2022

1 MIN DE LEITURA

1
1

Atualizado em 04/07/2022

Foi divulgado pelo Cepea-Esalq/USP o preço do leite captado em maio/22 e pago em junho/22 aos produtores. O valor fechou em R$ 2,6801 na “Média Brasil” líquida, apresentando alta de 5,3% em relação ao mês anterior — uma alta de 13 centavos/litro.

Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de abril/2022).

cepea junho
Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Os valores acumulam uma sequência de cinco altas consecutivas acumulando uma valorização real de 20,6% (valores deflacionados pelo IPCA de maio/22). Os componentes climáticos tiveram seu papel nessa alta na formação de preços, porém, o fator-chave que justifica os valores são, de fato, os altos custos de produção.

O período de entressafra somado aos altos custos impacta o volume de leite cru industrializado pelos laticínios brasileiros, o qual diminuiu 10,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 202. Sendo assim, as indústrias seguem em disputa pela compra do leite cru para evitar a ociosidade de suas plantas.

 

Comentários MilkPoint Mercado

É válido observarmos que o valor divulgado se refere ao leite entregue em maio aos laticínios. Desde então, o mercado apresentou aceleração considerável, tanto nos preços dos derivados, quanto nos preços do leite spot.

Este cenário fará com que, no pagamento do leite entregue em junho — que será feito neste mês de julho, tenhamos novo aumento nos valores praticados.

Para os próximos períodos, devemos nos atentar aos sinais do mercado nas próximas semanas. Os atuais preços praticados pelas indústrias nas vendas ao varejo estão fazendo com que o valor ao consumidor final aumente também, e devemos avaliar o comportamento da demanda diante desta situação.

MilkPoint Meracado

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRÉ GONÇALVES ANDRADE

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/07/2022

A elevação de preços a patamares elevadíssimos, se dá pelo desarranjo entre demanda e a oferta, que deve estar na casa dos dois dígitos. É isso que causa as altas assistidas.
Os altos custos de produção de nossos sistemas produtivos, aliados a baixos preços internos, fazem com que a produção diminua, mas não são causa direta de recuperação de preços. Apenas quando há demanda e não há produção é que os reflexos aparecem. O spot reflete bem isso: são contratos de curto prazo e volumes fechados para atender demandas também já contratadas.
Precisamos olhar para o setor e para os fatos reais.
Da forma com que é veiculado na maioria das mídias, está também na maioria das cabeças dos produtores e profissionais.
Nosso mercado é "tomador de preços" e não "formador de preços". Isso é elementar. E deveria estar no cerne das discussões.
Só não estamos importando leite nesse momento, devido a indisponibilidade internacional, decorrência da pandemia da covid-19, e da guerra na Ucrânia. Portanto vivemos um ponto muito fora da curva.
Pensar em abastecer o mercado dentro de patamares plausíveis de preços X custos e que blindem nosso mercado (setor) por competência, é crucial para o fortalecimento do setor leiteiro nacional.
Ou seremos eternamente as crianças que adoram brincar de gangorra!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures