ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Utilização de cama de compost barn para adubação de lavouras

VÁRIOS AUTORES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2022

4 MIN DE LEITURA

10
19

Atualizado em 29/08/2022

Um dos fatores determinantes nos custos de produção das propriedades rurais está associado à adubação em lavouras, visto que o custo dos insumos agrícolas está cada vez maior.

O mercado brasileiro, principalmente de adubos e fertilizantes, está sentindo os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia, visto que o país Russo é o principal exportador de fertilizantes para o nosso país e a Ucrânia tem grande importância sob a ureia que chega até nós (FINK et al., 2015).

Uma alternativa viável para esse impasse é a substituição de fertilizantes minerais por adubos orgânicos, além de visar maior sustentabilidade dos sistemas de produção, já que o tratamento dos dejetos orgânicos dentro da propriedade acaba sendo oneroso para o produtor e de potencial poluidor ao meio ambiente.

Em propriedades leiteiras que utilizam o sistema de confinamento compost barn, o principal diferencial está na cama de repouso dos animais (Figura 1). A cama contém fonte de nitrogênio oriundo dos dejetos dos animais, e fontes de carbono provenientes dos materiais utilizados na cama, como, por exemplo, a serragem e maravalha.

Esses materiais adicionados na cama são fontes ricas em carbono, que ao se misturarem com a urina e o esterco de bovinos (ricos em nitrogênio) equilibram a razão nitrogênio carbono do composto (MOTA et al., 2020).

Figura 1. Sistema compost barn

compost barn
Fonte: As autoras (2022).

O funcionamento da cama depende da decomposição de materiais orgânicos pelas bactérias presentes neste composto, proporcionando o aumento da temperatura da cama (ideal de 45 a 55°C), controle de umidade da mesma (ideal de 40 a 60%) (DAMASCENO, 2020) e, consequentemente, a atividade microbiana ativa (LEITE, 2019; MOTA et al., 2019).

Quando já não houver mais fontes suficientes para as bactérias degradarem, a cama começa a ficar mais úmida (>65%) e a fermentação não ocorre de maneira desejável (KLOPCIC et al., 2021). Da mesma forma, quando a relação C:N estiver abaixo de 15:1, é recomendado realizar a substituição da cama (GALAMA, 2014), pois abaixo desse nível a compostagem pode ser dificultada e a reposição não será suficiente para aumentar a relação destes nutrientes.

Este material que é retirado da cama pode ser utilizado como adubo. Porém, antes disso é necessário realizar a maturação dele, ou seja, permitir que o material sofra uma decomposição total. Então, este material é deixado “descansando” por no mínimo 90 a 120 dias. A maturação completa ocorre quando a matéria orgânica é transformada em húmus, livre de toxicidade e metais pesados (DAMASCENO, 2020).

A Tabela 1 traz a composição química de um adubo orgânico oriundo da cama de CB que passou pelo processo de maturação.

Tabela 1. Composição química do adubo orgânico oriundo de compost barn.

Composição química do adubo orgânico oriundo de compost barn.
Legenda: Ca: cálcio, Cu: cobre, Fe: ferro, K: potássio, Mg: magnésio, Mn: manganês, P: fósforo, Zn: zinco, C: carbono, N: nitrogênio, pH: potencial hidrogeniônico.
Fonte: Autoras (2022).

Através da utilização do material de cama como fertilizante há uma melhoria na quantidade de matéria orgânica no solo e maior acúmulo de N orgânico, favorecendo o processo de reciclagem de nutrientes (DAMASCENO, 2020). Dessa forma, a utilização de adubos orgânicos é uma forma de reutilizar os dejetos da própria fazenda ou a venda do excedente, caracterizando uma forma sustentável e rentável dentro da propriedade.

O fertilizante orgânico possui todos os nutrientes exigidos pela planta (para desenvolvimento e crescimento), contribuindo assim no aumento da disponibilidade de micronutrientes. Dentre os outros benefícios do uso da adubação orgânica podemos citar: o menor potencial de perdas dos nutrientes por lixiviação, melhora na capacidade de retenção de água, troca de cátions, etc (FINATTO et al., 2013).

A maior utilização do material de cama como adubo vem sendo empregada em cultivos de café, milho e pastagens (MOTA et al., 2020).

Desta forma, a utilização do composto contribui para a redução dos impactos ambientais gerados pela produção leiteira. O processo de compostagem e a reciclagem desses resíduos têm sido uma forma de suprir a grande demanda por fertilizantes (COTTA et al., 2015).

Além disso, com o crescimento contínuo desses resíduos em pequenas propriedades rurais, seu uso de forma racional e sustentável diminui seu potencial poluidor e se torna economicamente viável.
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Referências bibliográficas

COTTA, J. A. O.; CARVALHO, N. L. C.; BRUM, T. S.; REZENDE, M. O. O.

Compostagem versus vermicompostagem: comparação das técnicas utilizando resíduos vegetais, esterco bovino e serragem. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 20, n. 1, p. 65-78,2015. DOI: 10.1590/S1413-41522015020000111864

CORRÊA MOTA, Vania; TAVARES DE ANDRADE, Ednilton; FURTADO LEITE, Daniel. USE OF COMPOST BEDDED PACK BARN IN MAIZE

FERTILIZATION FOR SILAGE. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v. 13, n. 4, 2020.

FINATTO, Jordana et al. A importância da utilização da adubação orgânica na agricultura. Revista destaques acadêmicos, v. 5, n. 4, 2013.

Fink, V., Vanzella, A., Ajala, M. D. L., Chaves, C. J. A., & Menezes, T. M. (2015). Análise da viabilidade econômica da compra de uréia, avaliando o mercado interno com sua importação da

Ucrânia. Anais - Encontro Científico De Administração, Economia E Contabilidade, 1(1). Disponível em:https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2571.

GALAMA, P. J. On farm development of bedded pack dairy barns in The Netherlands. Wageningen UR Livestock Research, 2014.

KARISE FERNANDA NOGARA

Zootecnista formada pela UFSM/campus Palmeira das Missões/RS. Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Paraná. Trabalha com a qualidade e composição do leite e sistema de confinamento compost barn.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSNEI ABEL LOPES

IRATI - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/09/2022

Bom dia!! Gostei do artigo...Estamos monitorando a utilização do composto orgânico em cultura de milho silagem e culturas de inverno em propriedade leiteira.
Enviamos amostras para análise e os parâmetros estão parecidos de acordo com tabela anexa ao texto.
Parabéns pelo artigo
Osnei Abel Lopes - Técnico Agrícola - Prefeitura de Irati-PR
KARISE FERNANDA NOGARA

CURITIBA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 25/09/2022

Boa Noite, Osnei.
Muito obrigada pelo seu comentário!
Que bom que gostou do artigo. É uma satisfação!
HENRIQUE COSTALES JUNQUEIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 06/09/2022

Obrigado pelo artigo.

Seria interessante se tivéssemos alguns valores relacionando o tempo de alojamento dos animais X composição da cama. Tenho visto produtores que trocam a cama anualmente, outros a cada dois ou três anos. Dessa forma poderia inferir que a quantidade de nutrientes em um metro cúbico de cama seria diferente.

Para quem está na gestão da propriedade ou extensão rural valores como esses ajudam em muito na tomada de decisões.

Mais uma vez, muito obrigado pelo artigo.
KARISE FERNANDA NOGARA

CURITIBA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 08/09/2022

Bom dia, Henrique. Ótima observação, possivelmente isso pode influenciar sim na quantidade de nutrientes e qualidade do composto.
LUCAS JOSÉ MARI

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 06/09/2022

Muito bom artigo, parabéns!
Poderiam, por gentileza, passar a referência do trabalho do Prof. Flávio Damasceno (Damasceno, 2020)? Não o encontrei na lista de referências bibliográficas. Obrigado
KARISE FERNANDA NOGARA

CURITIBA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 08/09/2022

Bom dia, Lucas. Desculpa, realmente deixar passar. Mas a referência é do Livro "Compost Barn como uma alternativa para a pecuária leiteira", de 2020.
Caso se interessar ele pode ser adquirido por este link: https://www.amazon.com.br/Compost-Barn-alternativa-pecu%C3%A1ria-leiteira-ebook/dp/B086PBHT8J
ROELOF HERMANNES RABBERS

CASTRO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2022

Os nutrientes g/kg na materia seca ou como o produto se apresenta?
KARISE FERNANDA NOGARA

CURITIBA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 08/09/2022

Bom dia, Roelof. Os nutrientes estão na base da matéria seca.
JOEDSON SILVA SCHERRER

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/09/2022

Artigo com excelentes informações. Temos recomendado seu uso nas culturas do Café, Milho, Banana, Uva e Abacaxi.
Além de uma fonte extra de recurso para a propriedade, a cama do Compost contribui para com a menor presença de dejetos e traz sustentabilidade à propriedade leiteira.
KARISE FERNANDA NOGARA

CURITIBA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 08/09/2022

Bom dia, Joedson. Obrigada pelo comentário!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures