ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia do Produtor Rural, um dia de reconhecimento

POR JULIANA VIEIRA PAZ

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/07/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Milhares de produtores todos os dias levantam de suas camas antes do sol e vão pro pasto cultivar o alimento dos brasileiros. É com muita alegria que hoje comemoramos o dia dos produtores rurais, pessoas tão importantes para nossa sociedade.

Atualmente no Brasil existem mais de 5 milhões de unidades produtivas, ocupando mais de 15 milhões de pessoas na atividade, segundo o Censo Agro 2017. Considerando a projeção da população brasileira realizada pelo IBGE, hoje o pessoal ocupado na produção de alimentos representa cerca de 7% da população brasileira. É como se cada pessoa que trabalha no campo alimentasse 14,2 brasileiros!

Faça chuva ou faça sol, seja dia comum ou feriado, o agro não para! A vantagem é que o produtor consegue fazer isso ao lado de sua família (ufa!). E que delícia! Afinal, hoje também comemoramos e reconhecemos a agricultura familiar, tão importante no Brasil. É ela que emprega cerca de 73% dos trabalhadores rurais, o equivalente a mais de 11 milhões de pessoas! 

E por falar em chuva e sol, a resiliência não é pouca por aqui! Entre adversidades do tempo e do mercado, produtores rurais escolhem todos os dias permanecer na atividade pela paixão à ela. São eles os atores principais no posicionamento do Brasil como o terceiro maior produtor de alimentos do mundo!

Outra questão importante de observar são as grandes mudanças que acompanham o setor. Tecnologias a mil, novos manejos, diversas linhas de pensamento e possibilidades de execução de tarefas. Um exemplo é o compost barn, que chegou no Brasil há 10 anos e vem sendo adotado por diversas propriedades leiteiras. O produtor está sempre antenado e a todo o momento deve avaliar qual manejo ou tecnologia faz sentido para sua propriedade, afinal, cada uma tem sua singularidade, suas vantagens, desafios… E quanto trabalho! 

A produção de alimentos não se limita a adubação, trato dos animais, plantio, entre outros. Embora isso gaste grande parte do tempo de quem produz, a gestão e tomadas de decisões são parte importantíssimas do negócio. São elas que ajudam na manutenção do produtor da atividade. É muita coisa mesmo!

Hoje o dia é dedicado a vocês, produtores rurais! Que possibilitam o alimento chegar nas nossas mesas todos os dias. Nós do MilkPoint desejamos a vocês muito sucesso e cada dia mais reconhecimento. Que possamos continuar fazendo parte do desenvolvimento de vocês! Vocês são essenciais para o desenvolvimento do Brasil! Parabéns!

 

Foto: Freepik

JULIANA VIEIRA PAZ

Médica Veterinária pela USP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures