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Jefferson Pagno, Frísia: "a flexibilidade foi o chamariz para que investíssemos nos cursos online"

EDUCAPOINT

EM 03/05/2018

3 MIN DE LEITURA

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frísia e educapointDurante a ExpoFrísia 2018 a Equipe MilkPoint entrevistou Jefferson Tramontini Pagno, Coordenador de Pecuária de Leite da Frísia. O evento ocorreu entre os dias 26 e 28 de abril no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí. Os Campos Gerais, no Paraná, têm tradição centenária no agronegócio, formando uma das principais bacias leiteiras do Brasil.

Segundo Jefferson, a Frísia já está há muitos anos no mercado lácteo e vem se destacando entre as cooperativas que compõe o Pool Leite com relação à precificação do leite. O Pool Leite é uma entidade de produtores, operada pelas cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal, que tem por objetivo mediar às relações entre produtores e indústrias da intercooperação, organizar os processos de pagamento por volume e qualidade e também, a logística de coleta do leite nas propriedades.

“Nós intensificamos muito o trabalho na área técnica, tanto a gestão das propriedades com projetos junto à Clínica do Leite, como também, a gestão da própria equipe técnica e o seu modo de trabalhar. O feedback de toda essa capacitação, principalmente o apoio no campo, contribuiu para que o nosso patamar de precificação de leite baseado na qualidade evoluísse bastante. Nossa expectativa para os próximos anos é de um crescimento ainda maior”.

A paranaense Frísia Cooperativa Agroindustrial, com sede em Carambeí, informou que seu faturamento alcançou R$ 2,410 bilhões em 2017, 2,7% mais que no ano anterior, de R$ 2,346 bilhões. A cooperativa trabalha principalmente com produção de grãos (soja, milho e trigo), carne e leite. No setor de leite, os cooperados da Frísia cresceram em média 20% no ano passado.

“Isso se deveu ao nosso modelo de negócios e as questões financeiras, que começaram a dar frutos principalmente nos condomínios de fazendas. Há vários investimentos sendo realizados em algumas propriedades de maneira bastante profissional. Estamos deixando de trabalhar com amadorismo, focando em dados e retificando sempre a importância de uma boa gestão na área das finanças - um entrave na maioria das fazendas. Alguns produtores produzem um volume grande de leite, recebem um bom capital em troca, mas, devido a um desequilíbrio e o pagamento de várias contas, ficam no vermelho no final do mês”.

Foco nos treinamentos

A fim de capacitarem cada vez mais a equipe de técnicos da Frísia, a cooperativa investiu junto ao EducaPoint em um projeto piloto e – em um segundo momento – a ideia é que o projeto também se expanda para os cooperados.

“Há tempos nós utilizamos as ferramentas da AgriPoint, recebemos as informações diárias geradas, filtramos e enviamos aos produtores e técnicos. Essa ação enriquece muito o nosso bate papo com os envolvidos na cooperativa, principalmente, o corpo técnico. A parceria recente findada com o EducaPoint está sendo muito boa, pois por um custo acessível, adquirimos conhecimento em um formato on-line e conseguimos trabalhar com a equipe de campo em horários flexíveis. A ideia principal é renovar os conceitos, encaixando o programa de acordo com a agenda de cada um".

Durante a ExpoFrísia, aconteceu a premiação de produtores pela qualidade do leite e dezenove cooperados da Frísia foram reconhecidos pela qualidade de suas produções. Neste ano, houve algumas mudanças na metodologia e os produtores foram divididos por faixa produtiva. “O nosso nível de competitividade e de profissionalismo é muito alto. Os produtores de leite trabalham muito focados e quando são reconhecidos, motiva toda a equipe e nos dá gás para melhorar cada vez mais a qualidade sem esquecer os processos de gestão. Para exemplificar, há fazendas que premiamos com média de CCS (Contagem de Células Somáticas) de 82 mil células/ml, o que é muito gratificante. A média ponderada da Frísia é de 286 mil células/ml, números muito bons a nível brasileiro e mundial”.

Realizada anualmente, a ExpoFrísia apresenta expositores, tecnologias e o melhor da genética pecuária. O evento também traz também novidades em produtos e serviços oferecidos ao setor e movimenta negócios na região. O evento busca também impulsionar a troca de experiências no meio agropecuário, reforçando sua posição como centro e polo difusor de conhecimento e desenvolvimento na área. Neste ano, a ExpoFrísia contou com novidades em produtos e serviços para movimentar o setor leiteiro. O novo pavilhão de palestras possui 1.300 m², com capacidade para 1400 pessoas. Também, a estrutura contou com uma nova casa do criador, nova recepção e estrutura física.

expofrísia 2018
ExpoFrísia 2018

Por Raquel Maria Cury Rodrigues, da Equipe MilkPoint. 
 

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