ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa mostra que certos produtos lácteos podem diminuir o risco de diabetes tipo 2

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/09/2022

3 MIN DE LEITURA

0
1

Atualizado em 22/09/2022

Pesquisadores observaram que certos produtos lácteos podem diminuir o risco de diabetes tipo 2. Produtos lácteos com baixo teor de gordura e iogurte mostraram ter a associação mais positiva, enquanto o risco de diabetes tipo 2 aumentou com uma dieta de carne vermelha e carnes processadas.

“Os produtos lácteos são ricos em nutrientes, vitaminas e outros compostos bioativos que podem influenciar favoravelmente o metabolismo da glicose – o processamento de açúcar pelo corpo”, disse Annalisa Giosuè, MD, do Departamento de Medicina Clínica e Cirurgia da Universidade de Nápoles Federico II em Nápoles, Itália.

A diabetes tipo 2 é uma das maiores causas de morte relacionadas à dieta, disse Giosuè. A doença se desenvolve quando o pâncreas não consegue mais produzir insulina suficiente para manter os níveis normais de açúcar no sangue. Também pode ocorrer quando a insulina produzida pelo pâncreas não é totalmente funcional – isso é conhecido como baixa sensibilidade à insulina. As complicações da diabetes tipo 2 incluem doenças cardíacas, doenças renais, perda de visão e problemas circulatórios graves.

As diretrizes preventivas do T2D recomendam uma dieta de muitos alimentos à base de plantas, incluindo grãos integrais, vegetais, frutas, legumes e azeite. As diretrizes podem aconselhar a limitação de produtos de origem animal, mas algumas proteínas animais são mais nutritivas do que outras.

Giosuè realizou uma revisão de 13 meta-análises existentes para estudar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 pela ingestão de diferentes alimentos de origem animal. Os produtos de origem animal incluem carne total, carne vermelha (bovina, cordeiro e porco), carne processada (bacon, salsichas e carnes frias), carne branca (frango, peru), peixe, laticínios totais, laticínios integrais, laticínios com baixo teor de gordura, leite, queijo, iogurte e ovos.

De acordo com os resultados do estudo, mais de 100 g/dia de carne total aumentou o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 20%, e o mesmo tamanho de porção de carne vermelha aumentou o risco para 22%. Com 50 g/dia, a carne processada aumentou o risco de diabetes tipo 2 em 30%, embora 50 g/dia de carne branca tenha sido associada apenas a um aumento de 4% no risco.

A carne branca tem um teor de gordura menor do que as carnes vermelhas e processadas, o que significa que também tem menos ferro heme (ou ferro ferroso), explicou Giosuè. O ferro heme pode causar inflamação crônica de baixo nível e estresse oxidativo que induz a sensibilidade à insulina. Além disso, muitas carnes processadas têm compostos que danificam as células produtoras de insulina, incluindo nitratos e sódio.

Os resultados sugerem que os laticínios podem não piorar o desenvolvimento de diabetes tipo 2. De fato, 100 g/dia de iogurte foi associado a um risco reduzido de 6%.

“Os probióticos também são conhecidos por exercerem efeitos benéficos no metabolismo da glicose, o que pode explicar por que descobrimos que o consumo regular de iogurte está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2”, disse Giosuè no comunicado à imprensa.

Além disso, 200 g/dia de leite diminuiu o risco em 10% e laticínios com baixo teor de gordura em 3%. 30 g/dia de queijo não teve efeito observado, nem 100 g/dia de peixe.

“Embora sejam necessárias pesquisas mais bem conduzidas para obter evidências de alta qualidade necessárias para fornecer recomendações sólidas, nossa extensa revisão das evidências científicas mostra que o consumo regular de alimentos lácteos em quantidades moderadas, especialmente produtos com baixo teor de gordura, leite e iogurte, pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2”, concluiu Giosuè.

As informações são do Pharmacy Times, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 

Referência

Produtos lácteos em quantidades moderadas podem proteger contra diabetes tipo 2 – mas carne vermelha e processada aumentam o risco, sugere pesquisa italiana. Alerta Eurek! 15 de setembro de 2022. Acessado em 16 de setembro de 2022. https://www.eurekalert.org/news-releases/964788

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures