ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Austrália: produtores de leite se preparam para temporada lucrativa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/05/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

Os produtores de leite da Austrália estão preparados para mais uma temporada lucrativa pela frente. O Rabobank espera preços de leite elevados e condições sazonais favoráveis – mas os riscos estão aumentando. 

Em um relatório recém-lançado, intitulado 'Seja confiante, mas cuidado', o Rabobank enfatiza que, embora os fundamentos do mercado global de laticínios permaneçam fortes e os altos preços locais do leite apoiarão a lucratividade, as margens dos produtores estão sob pressão do aumento dos custos. “Enquanto isso, uma correção do mercado está no horizonte, pois ocorre um reequilíbrio sutil nos mercados globais”, diz o relatório. “Embora a turbulência também esteja grande, com impactos contínuos de eventos sísmicos globais. No entanto, um pouso suave nos mercados globais e uma moeda forte ainda apoiarão os preços recordes do leite em 2022-2023”.

O Rabobank prevê um preço indicativo do leite de AUD$ 8,40 (US$ 5,93) por kg de sólidos de leite para o sul da Austrália. Este seria um preço recorde. Seria 15% mais alto do que os preços de referência do leite para a atual temporada 2021-2022, diz o autor do relatório, o analista sênior de laticínios do Rabobank, Michael Harvey. “O mercado global de commodities lácteas está fazendo o trabalho pesado para impulsionar os preços do leite ao produtor para níveis recordes”, observa Harvey. “Como resultado, a região de exportação de leite do sul da Austrália teve preços recordes de leite na temporada 2021-2022, com novos recordes no horizonte para 2022-2023.”

Atualmente, os preços das commodities para manteiga e queijo originários da Oceania estão sendo negociados em níveis recordes e o complexo de leite em pó está se aproximando de recordes. “Os mercados globais de lácteos estão em território desconhecido”, disse Harvey. “Com o aperto do mercado global impulsionado por uma paralisação completa no crescimento da oferta de leite em todo o mecanismo de exportação.”


Evento raro para os mercados globais de lácteos

Harvey explica que os mercados globais de lácteos estão testemunhando um evento raro, com os 'Big 7' exportadores de leite (UE, EUA, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Argentina e Uruguai) todos registrando menor produção de leite este ano do que no ano passado. “Essa crise de fornecimento foi impulsionada principalmente por uma combinação de custos crescentes, interrupções na cadeia de suprimentos e impactos relacionados ao clima”, diz Harvey.

O Rabobank espera que a atual alta no mercado global de lácteos, no entanto, esteja se aproximando de seu pico no trimestre atual (2º trimestre de 2022).

“Coincidentemente, à medida que a nova temporada da Austrália começa”, diz o relatório. “A partir daqui, estamos prevendo uma correção de preços nos mercados globais devido ao retorno do crescimento ano a ano na oferta de leite nas regiões de exportação a partir do segundo semestre de 2022, uma queda considerável nos volumes de importação doschineses ao longo do ano e queda de demanda mais amplo dos consumidores em mercados emergentes”.

Harvey disse que esse risco de preços de commodities – e seu impacto nos retornos – precisará ser enfrentado pelas empresas de laticínios. “Assim, também, os produtores de leite precisam ter cautela quando se trata de outros ventos contrários claros que desafiarão as margens, em particular o aumento dos custos de insumos”.

O analista acha difícil se lembrar de uma época em que tantos grandes eventos globais e geopolíticos obscureceram as perspectivas dos mercados ao mesmo tempo. “Uma considerável inflação de custos já está sendo sentida na fazenda”, diz ele. “Apesar do próximo aumento nos preços do leite na temporada 2022-2023, o aumento dos custos de insumos significa que há potencial para margens agrícolas reduzidas”.


Concorrência de fornecimento

Dado o ambiente operacional complicado, as fazendas leiteiras devem receber calorosamente os fortes preços locais garantidos do leite, de acordo com o relatório, à medida que os processadores competem pela oferta cada vez menor da Austrália.

“Poucas fazendas leiteiras que operam em setores expostos ao comércio em outros mercados têm essa segurança e longevidade nos preços garantidos do leite”, diz Harvey. “Já existem ofertas recordes de preços mínimos de leite no mercado no sul da Austrália. Isso fornecerá uma forte posição de fluxo de caixa para os negócios agrícolas e, dado o nível de segurança de preços, poderá fornecer uma boa plataforma de gerenciamento de risco para insumos para garantir uma margem adequada”.
 

Baixa produção de leite

Em termos de produção de leite, o rebanho nacional da Austrália caiu pelo quinto ano consecutivo, com o Rabobank esperando que a temporada 2021-2022 termine em queda de 3,5% em 8,55 bilhões de litros. Embora 2022-2023 provavelmente mostre uma pequena reversão dessa tendência.

Mas Harvey continua otimista. “Há brotos verdes no horizonte. Aproximando-se da nova temporada, os produtores têm um nível favorável de reservas de ração caseira e acesso a uma oferta abundante de ração suplementar. Uma base financeira sólida deve gerar mais despesas de capital e reinvestimento em suas fazendas leiteiras”.

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures