ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Suplementos de óleo na ração melhoram a qualidade nutricional do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/05/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 09/05/2022

A qualidade nutricional do leite melhorou quando óleo de peixe ou uma mistura de óleo de peixe e óleo vegetal foram adicionados à alimentação de vacas em lactação, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Helsinque. A adição de óleo à ração também teve impacto no metabolismo lipídico ruminal, alterando o metabolismo dos ácidos graxos no rúmen.

Piia Kairenius, da Faculdade de Agricultura e Florestas da Universidade de Helsinque, estudou oportunidades para alterar a composição de ácidos graxos da gordura do leite para melhorar a saúde humana em sua tese de doutorado.

A adição de óleo de peixe à alimentação de vacas em lactação isoladamente ou em conjunto com óleos vegetais aumentou a concentração de ácidos graxos ômega-3 poliinsaturados saudáveis, como EPA, DPA e DHA, na gordura do leite, entre outros. Isso se baseia no aumento da saída ruminal de ácidos graxos mono e poliinsaturados, que são benéficos para a saúde humana. Como resultado, sua concentração na gordura do leite também aumentará. Ao mesmo tempo, a síntese de ácidos graxos saturados que têm um impacto negativo na saúde humana diminuirá na glândula mamária.

No entanto, os ácidos graxos de peixe e óleo vegetal são modificados no processo de biohidrogenação no rúmen, aumentando a proporção de ácidos graxos trans de cadeia longa transferidos para a gordura do leite. Esses ácidos graxos trans podem ter um impacto positivo ou negativo na saúde humana. Sabe-se que os ácidos graxos trans gerados em processos industriais aumentam o risco de doenças cardiovasculares nos consumidores. “O impacto nutricional dos intermediários de ácidos graxos trans de cadeia longa formados no metabolismo lipídico ruminal ainda não é conhecido, embora alguns tenham tido um impacto positivo”, diz Kairenius.

Segundo Kairenius, é importante entender os mecanismos que afetam a composição da gordura do leite de vacas em lactação e como a composição da gordura do leite pode ser alterada por meio de diferentes estratégias de alimentação, por exemplo. “Nos países desenvolvidos, os produtos lácteos são uma fonte significativa não apenas de proteínas de alta qualidade e outros nutrientes importantes para os seres humanos, mas também de gordura. Este estudo visa estudar as propriedades nutricionais do leite, produtos lácteos e carnes, melhorar a sua qualidade e, consequentemente, melhorar a saúde dos consumidores.”

Antes dos estudos realizados durante o processo de tese de doutorado de Kairenius, os mecanismos de biohidrogenação de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa como resultado da atividade microbiana no rúmen e os intermediários formados não haviam sido estudados pela adição de óleo de peixe isolado ou em combinação com vegetais óleos para a alimentação de vacas em lactação.
 

Uma diminuição na síntese de gordura do leite pode melhorar o balanço energético das vacas

A tese de doutorado estudou o impacto de suplementos de óleo de peixe e suplementos de óleo de peixe associados a óleos vegetais adicionados às dietas à base de silagem de capim de vacas em lactação nos mecanismos que regulam a biohidrogenação de ácidos graxos no rúmen. A biohidrogenação é um processo no qual enzimas produzidas por micróbios no rúmen convertem ácidos graxos insaturados na alimentação em ácidos graxos saturados duros através de estágios intermediários.

As alterações identificadas no metabolismo de ácidos graxos no rúmen não tiveram impacto no número total ou proporção relativa de microrganismos que participam da biohidrogenação no rúmen. Apenas o número de bactérias pertencentes ao gênero Butyrivibrio diminuiu quando grandes quantidades de óleo de peixe foram adicionadas à ração.

“Com base nos resultados, os microrganismos estudados no rúmen sozinhos não conseguem explicar as alterações identificadas nos mecanismos de biohidrogenação dos ácidos graxos no rúmen e nas quantidades de ácidos graxos gerados.”

No estudo, vários intermediários do metabolismo lipídico ruminal não identificados anteriormente foram identificados no trato digestivo de vacas e no leite, como ácidos graxos trans de cadeia longa, e esses ácidos graxos foram associados a uma diminuição na síntese de gordura do leite. Uma redução controlada na síntese de gordura do leite por meio da alimentação pode reduzir a transferência de energia para o leite. Isso pode melhorar o balanço energético das vacas durante o início da lactação, quando uma quantidade considerável de energia que as vacas obtêm da ração é consumida para produzir gordura do leite.

“As soluções de alimentação que reduzem a síntese de gordura do leite e não têm impacto no consumo de ração ou na produção de leite melhoram a transferência de nutrientes para outros tecidos. Como resultado, podem ajudar a resolver os problemas de saúde e fertilidade causados por um balanço energético negativo em vacas em lactação e, portanto, melhorar a longevidade das vacas”, diz Kairenius.

As informações são do The Cattle Site, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures