O nosso trabalho — dos agentes da cadeia láctea — faz sentido, exclusivamente, pelo fato de existir um mercado consumidor para o leite e seus derivados. Ou seja, o fator mais importante para o resultado de todos nós é a intenção de consumo da população em relação aos produtos lácteos e/ou produtos que utilizam lácteos em sua composição.
Em 2020, por exemplo, ainda que a pandemia tenha proporcionado inúmeras dificuldades para a cadeia global de suprimentos, além de ter enfraquecido a economia brasileira, pudemos observar bons resultados para o mercado lácteo. Isso se deu, em resumo, graças a fatores que impulsionaram a intenção da população de consumir leite e derivados. Em 2021, embora o avanço da vacinação e a redução das restrições de circulação tenham favorecido a economia em termos gerais, o resultado para o nosso setor foi um tanto quanto ruim.
O contexto demonstrado acima reforça a conclusão de que, o que nos indica como serão os momentos a serem enfrentados pela cadeia láctea, é o consumo final, e que as tendências para o comportamento de consumo estão além do desempenho econômico. Para que possamos traçar os cenários mais prováveis para a nossa operação, portanto, devemos ter boas informações a respeito do consumo de nossos produtos.
Como tem sido o desempenho de cada categoria de lácteos em 2022? Como os eventos esperados para o restante do ano podem impactar nas ações de nossos consumidores? Estas são algumas das perguntas que responderemos na palestra de abertura da 13ª edição do Fórum MilkPoint Mercado.
Mário Ruggiero, da Scanntech, falará sobre:
“O Consumo de Lácteos no Varejo alimentar em 2022, e como encontrar as oportunidades de crescimento”.
Para o palestrante, até o momento a categoria de leites UHT aumentou os preços acima da inflação, retraindo volumes de modo mais acelerado que a média das categorias. Dessa forma, Mário enfatizou que “fica ainda mais necessário focarmos no consumidor, quais os atributos que eles estão buscando e em quais segmentos e lojas conseguimos diferenciar e agregar margem para compensar a retração em UHT.” Ruggiero nos adiantou que vai apresentar como está o resultado de lácteos até o dia da apresentação, mas mais do que isso, como temos que trabalhar para elevar as vendas e a margem.
A Scanntech é uma plataforma de inteligência que lê as vendas ticket a ticket de mais de 27mil PDV's no Brasil, processando R$ 480 bi/ Ano oferecendo insights precisos e acionáveis. Mario Ruggiero, trará para o Fórum MilkPoint Mercado os seus 28 anos de experiência no mundo de informação, passando por Nielsen, Neogrid, Planorama, Trax e há 1 ano e meio na Scanntech, à frente do atendimento a todas as indústrias.
Nosso evento acontece no dia 02 de agosto, em Goiânia. Te esperamos para o retorno de nossos encontros presenciais após quase 3 anos! E se não puder estar conosco presencialmente, não se preocupe: o evento ocorrerá de maneira híbrida, e você pode participar de onde estiver, online. Faça já sua inscrição com condição especial de primeiro lote, clique aqui!
*Fonte da foto da matéria: Freepik