ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mondelez ajusta operação no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/05/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0

A Mondelez, dona de marcas como Lacta, Oreo, Club Social, Tang e Trident, faz ajustes em sua estrutura no Brasil neste ano, como parte da estratégia global de reduzir custos e melhorar a produtividade. "A Mondelez tem como desafio alcançar um equilíbrio entre geração de receita e lucro. E o Brasil, maior mercado da companhia na América Latina, não ficaria fora desse plano", disse Augusto Lemos, presidente da Mondelez no Brasil.

No país, as mudanças incluem o fechamento de duas fábricas, ampliação de outras duas unidades, abertura de um centro de distribuição e ampliação do portfólio. Em maio, a Mondelez abre em Viana (ES) um centro de distribuição que vai atender Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A unidade vai complementar os centros de distribuição de Louveira (SP), Araucária (PR), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Maceió (AL). A companhia também vai fechar, até dezembro, as fábricas que possui em Bauru (SP) e Piracicaba (SP) e transferir a produção para Curitiba e Vitória de Santo Antão (PE). As fábricas de Bauru e Piracicaba empregam 1,4 mil pessoas.

A companhia informou que parte dos empregados serão transferidos. Outra parte terá acesso a um programa de recolocação profissional. A transferência será feita de forma gradual ao longo do ano. Com a reestruturação, a produção de gomas e balas, chocolates, bebidas em pó, sobremesas e cream cheese será feita em Curitiba. A produção de biscoitos e chocolates ficará em Vitória de Santo Antão. Lemos disse que a companhia investe na expansão das fábricas do Paraná e de Pernambuco para receber a produção e atender à demanda crescente no país. O valor investido é mantido em sigilo. Globalmente, a Mondelez International investiu US$ 3,5 bilhões entre 2014 e 2018 na reestruturação de seus processos produtivos e logísticos. A meta da companhia, com a reestruturação, é obter uma economia anual de US$ 1,5 bilhão.

A Mondelez International fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de US$ 938 milhões, resultado 48,9% acima do registrado no primeiro trimestre de 2017. A receita líquida da companhia no mundo cresceu 5,5%, para US$ 6,7 bilhões. Excluindo a variação do câmbio, o aumento foi de 2,4%. Lemos disse, sem citar números, que as vendas no Brasil cresceram no primeiro trimestre. "A companhia apresentou resultados em linha com o projetado. Para o ano, a Mondelez mantém a proposta de crescer, principalmente em países emergentes", afirmou o executivo. 

De acordo com dados da Nielsen, no acumulado de 12 meses encerrado em fevereiro deste ano, a Mondelez detinha 8,3% de participação no mercado de biscoitos, em volume de vendas. Em chocolate, a fatia é de 34,7%. Lemos disse que a companhia trará neste ano produtos que já fazem sucesso no exterior. Nesta semana, a companhia apresenta ao varejo linhas que chegam às gôndolas a partir de junho. Entre as novidades estão tabletes Lacta com sabores de geleia de morango, baunilha e amendoim, caramelo salgado e coco. "Esses sabores existem lá fora e são muito bem sucedidos. A expectativa é de uma boa receptividade no Brasil." Em 2017, a Mondelez investiu mais em linhas que mesclam marcas de chocolate e biscoito - como o Bis Oreo e o Laka com Oreo. "Essas linhas têm sido uma grata surpresa", afirmou.

A Mondelez também reformulou a linha Bis, que passa a ter mais chocolate na fórmula. E colocará no mercado o Bis Black, com biscoito de chocolate. Ainda na categoria de biscoitos, a Mondelez desenvolveu para a linha Crostini de Club Social o sabor ervas e cereais e o sabor alho com ervas de provence. Na categoria de gomas de mascar, a fabricante colocará no mercado uma embalagem de Trident com 18 chicletes.

"Havia um número grande de pessoas que comprava essa embalagem no exterior e cobrava a empresa por não ter essa opção no Brasil", afirmou Lemos. A Mondelez detém 37,1% do mercado de gomas, em volume. A companhia também reformulou as embalagens do Tang. Em bebidas em pó, a marca lidera com 50,6% do mercado em volume

As informações são do jornal Valor Econômico. 

trofeu agroleite 2018

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures