ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Teor de gordura afetado pela alta contagem de CBT

POR JOÃO LUIS DOS SANTOS

GESTÃO DA ÁGUA

EM 23/11/2016

2 MIN DE LEITURA

4
0
Eu não sou médico veterinário. Não sou especialista em nutrição, processamento de leite na indústria, entre outros. Fico de longe ouvindo discussões sobre a melhor nutrição para ter o correto teor de gordura, proteína, sólidos e como isso melhora ou piora o rendimento na indústria. Afinal, qual seria a composição do leite ideal? Para diferentes produtos há necessidade de diferentes constituintes?

Recentemente li um estudo (Andrade, 2009) no qual a conclusão dizia que a concentração de gordura e proteína, bem como o volume de leite produzido, foram influenciados pela CBT (Contagem Bacteriana Total) e pela CCS (Contagem de Células Somáticas), sendo o Staphylococcus spp o micro-organismo mais frequentemente isolado. Dessa forma, é sugerido que medidas de higiene e prevenção, como manejo correto de ordenha, se tornam necessárias visto que esse micro-organismo está presente em todo ambiente e revela falta de higiene no processo.

(Zajác, et al; 2015) afirmam que a composição do leite cru de vaca após 24 horas foi significativamente alterada e houve uma diminuição média no teor de gordura de -0,04 g/100g. As amostras de leite cru fresco foram coletadas em tanques e analisadas 10 vezes cada entre 2 e 24 horas após a ordenha.

Pensando nisso resolvi fazer uma conta considerando as maiores captações de leite em 2015, com teor de gordura de 3,5% e qual seria o impacto na redução de -0,04 g/100g segundo Zajác, et al; 2015. Considerei litros de leite como kg pela irrelevância da correção neste caso.

cbt - gordura - água
Caso meu raciocínio esteja correto, qual é o impacto da perda média de 500.000 kg de gordura no processamento em laticínios no ano? Quanto isso custa em produtos que deixam de ser processados? Por favor, se estou errado neste raciocínio me corrijam! 

Mas não mudei o tema do meu blog.
Estou aqui para falar de água. Todos os autores apontas questões relacionadas à higiene como responsáveis pela alta CBT no leite. Como já mencionamos, higiene requer água de qualidade. Pensando nisso, ao custo de menos de R$ 1,00 por dia, o que impede que laticínios promovam a implantação de sistemas de tratamento de água nos seus produtores?

Referências bibliográficas

ANDRADE, U. V. C.; HARTMANN, W.; MASSON, M. L. Isolamento microbiológico, contagem de células somáticas e contagem bacteriana Total em amostras de leite. Ars Veterinaria, v. 25, n. 3, p. 129–135, 2009.

SIMIONI, F. J. et al. Season influence on milk physico-chemical and microbiological aspects in Western Santa Catarina. Semina:Ciencias Agrarias, v. 35, n. 4, p. 2033–2046, 2014.

ZAJÁC, P. et al. Effects of storage on the major constituents of raw milk. Potravinarstvo, v. 9, n. 1, p. 375–381, 2015.
 

JOÃO LUIS DOS SANTOS

Mestre em engenharia agrícola pela Unicamp/Feagri na área de concentração de águas e solo. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal. Diretor e fundador da Especializo.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO LUIS DOS SANTOS

CAMPINAS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/11/2016

Olá Odirlei.
Obrigado por sua colocação.
Questões como estas tem que emergir em nosso dia a dia.
Por vezes esquecemos que a observação pode nos dar muitas respostas sem necessidade de grandes investimentos em pesquisas.

Abraço e bom trabalho.
ODIRLEI MANOEL ANSILIERO

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/11/2016

Isso de ter uma relação muito importante pois se os animais têm ccs alta diminui a produção de leite porque não pode interferir na gordura e proteína
JOÃO LUIS DOS SANTOS

CAMPINAS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/11/2016

Olá Rodrigo,
Obrigado por sua participação e comentário.
Penso que este seja um canal para dividirmos experiências e enriquecer conhecimento.
Apenas assim poderemos um dia ter o leite com a qualidade que precisamos e desejamos.

Abraço e sucesso.
RODRIGO MANDARINI

ARAÇATUBA - SÃO PAULO

EM 25/11/2016

Concordo plenamente, agua é vital para todo sistema, trabalhei em parceria com 2 laticíniois na região de Araçatuba-Sp, ambos pagavam por qualidade, e colhiam bons frutos por isso. Sábio é o laticínio que paga pelo produto de qualidade onde ambos ganham dinheiro, o produtor que irá produzir de forma mais técnica e o laticínio que ganhará no produto obitido com maior qualidade. Qualidade no leite conseguimos de um dia para outro!!. Falo por ter trabalhado por 10 anos na atividade de acompanhar o segmento como um todo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures