ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Solução de problemas: como eliminá-los de forma definitiva na fazenda?

POR ANA FLÁVIA DE MORAIS S. R.E ANDRADE

E PAULO FERNANDO MACHADO

CLÍNICA DO LEITE/AGRO+LEAN

EM 20/10/2020

3 MIN DE LEITURA

0
13

Atualizado em 11/10/2023

Como solucionar problemas na fazenda?

Solucionar problemas é uma prática rotineira em uma fazenda e é indispensável para qualquer negócio que pretende melhorar e se desenvolver continuamente. No entanto, os dados de um questionário realizado com mais de 500 proprietários e gerentes que participaram do Curso MDA, mostram uma realidade alarmante: 74% deles relatam lidar com problemas recorrentes (Figura 1).

Esse resultado evidencia que resolver problemas de forma definitiva têm sido uma dificuldade nas fazendas brasileiras e lidar com essa situação leva não só a desperdício de tempo, recursos e habilidades humanas, como também à frustração e desengajamento da equipe, que parece estar sempre lidando com os mesmos problemas. Para ajudar a resolver essa questão, um dos ensinamentos-chave do Curso MDA, aborda justamente este assunto: como solucionar problemas de forma que eles não voltem a acontecer. Este é o primeiro de uma série de quatro artigos que abordarão os conceitos e o método que torna isto possível.

Ferramenta FCA (Fato-Causa-Ação)

Antes de tomar qualquer ação para ajustar rotinas e processos na fazenda, é preciso ter um entendimento real do problema, estudar suas características e considerar seu impacto para o negócio como um todo.  Após este estudo, é preciso desdobrar os fatos observados até que se chegue a uma ou mais causas raízes e aí sim propor ações para eliminar cada uma delas. Para estudar todos estes pontos de forma sistematizada, utilizamos a ferramenta FCA (Fato-Causa-Ação). Vou exemplificar abaixo cada uma dessas etapas dentro do método:

1. Fato

Este deve ser sempre o ponto inicial. Reúna fatos e dados relacionados ao problema, indicadores, anomalias, relatórios. Estude-os e responda:

  • O que aconteceu? Qual é o problema?
  • Quando, como e com quem ocorreu?
  • Qual o impacto dele para o negócio?

Somente após o entendimento real do problema é possível estudar suas causas e daí propor ações efetivas para solucioná-lo.

2. Causa

Nesta segunda etapa, vamos desdobrar o problema, perguntando “por quê?” até chegarmos às possíveis causas raízes. É preciso entender que os fatos observados na primeira etapa são sintomas, mas que as causas estão escondidas e ainda precisam ser encontradas.

  • Mapeie as causas do problema (Figura 2);
  • Vá até o local onde ele acontece e observe, acompanhe o trabalho, a execução das tarefas, as dificuldades que os operadores enfrentam, encontre evidências que sustentam suas hipóteses;
  • Foque nos processos, 90% das vezes as causas estão ali.

Ferramenta FCA (Fato-Causa-Ação)

3. Ação

Entendido o problema e mapeadas as possíveis causas, é hora de partir para a elaboração de um plano de ação com contramedidas para mitigá-las. Planeje as ações no quadro de projetos, organizando quem fará a atividade e quando. Priorize o que será feito primeiro e execute uma ação por vez.

Estas são as grandes etapas do método. Durante a sua execução, é natural que nem tudo saia como o planejado. Ajuste o plano de ação e rode o FCA novamente. Anote todo esse aprendizado ao longo da execução do FCA, como lições aprendidas. Elas vão ajudar a não cometer os mesmos erros no futuro e com tudo registrado, o conhecimento deixa de estar apenas na cabeça das pessoas e passa a fazer parte da fazenda por gerações, independente do time que estiver atuando no momento.

Essa forma de atuar sobre os problemas, utilizada em diversas fazendas que adotam o Modelo de Gestão Agro+Lean, tem se provado bastante eficaz para solucionar problemas de forma definitiva e principalmente, para capacitar as pessoas da fazenda em como agir diante de um problema.

O cartão abaixo reúne de forma simples os passos para condução do FCA. Você pode imprimir e utilizar como guia até que o método se torne natural.

Ferramenta FCA (Fato-Causa-Ação)

Nos próximos dois artigos abordaremos as etapas do método de forma mais aprofundada (como entender o problema, mapear as causas e o plano de ação), realizando juntos a simulação de um FCA em uma fazenda.

ANA FLÁVIA DE MORAIS S. R.E ANDRADE

Equipe Agro+Lean

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures