ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Farsul: relatório mostra queda de 2,56% nos custos de produção do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/08/2022

1 MIN DE LEITURA

0
1

Nesta quarta-feira (10/8), a Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) divulgou, o primeiro relatório do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC).

O indicador tem objetivo de mensurar a variação dos preços de uma cesta de insumos que compõem 80% do custo de produção do leite e contribuir na compreensão da evolução dos custos de produção da cadeia láctea do Rio Grande do Sul.

As primeiras informações são relativas a junho de 2022 e a atualização será mensal. Os dados também estão disponíveis no Farsul Big Data.

Houve uma queda de 2,56% nos custos de produção de junho, tendo nos Fertilizantes o principal responsável pelo resultado. Especialmente Ureia e o adubo 05-20-20 que tem a maior relevância dentro do grupo. A queda nos preços de milho e soja (média de 2%), principais insumos para alimentação das vacas de leite e tendo um peso muito relevante no indicador, também influenciaram nessa retração.

Outro ofensor foi a energia elétrica, que teve redução de 6% em média. Já a suplementação mineral teve elevação de 21%, sendo o destaque de alta no período. Apesar de expressiva, a queda registrada em junho ainda é inferior a abril que atingiu -5,89%.

No acumulado do ano, o ILC atingiu 4,12% em junho, ficando abaixo do IPCA (5,49%) e IPCA Alimentos (8,42%). Esta é a primeira vez, em dois anos, que a inflação medida no custo de produção do leite fica abaixo do IPCA. Em 12 meses, o ILC teve alta de 17,75%.

A Assessoria Econômica da Farsul destaca que, mesmo com a alta no acumulado, o indicador vem apresentando desaceleração. Junho foi o terceiro mês consecutivo com o indicador fechando em um patamar inferior a 20% da inflação no período.

Por outro lado, os preços dos insumos para a produção de leite cru seguem apresentando resultado superior a inflação oficial no acumulado. Em 12 meses, o IPCA registrou 11,89% e o IPCA Alimentos, 13,93%. Confira o Relatório Completo.

As informações são do Sistema Farsul, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures