ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

UE acena com melhora na oferta, mas quer lácteos no acordo com o Mercosul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/02/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 01/02/2018

Além de carne bovina, a União Europeia (UE) indicou ao Mercosul a possibilidade de melhorar sua oferta para a entrada de produtos como carne de frango, açúcar e milho, ao mesmo tempo em que cobrou liberalização para entrada de lácteos europeus no Cone Sul. O Valor apurou que, nas discussões entre ministros do Mercosul e comissários da UE, anteontem em Bruxelas, em diferentes momentos os negociadores sinalizaram onde podiam "se mexer", ou seja, conceder um pouco mais para o parceiro, mas sem detalhes.

Sem surpresa, a central de produtores agrícolas europeus Copa Cogeca imediatamente soltou sua artilharia, considerando 'inadmissível' a oferta de 99 mil toneladas para a carne bovina do Mercosul e pedindo a redução de importações de açúcar, frango, arroz, etanol e suco de laranja procedentes do bloco.

Na oferta europeia do ano passado, a UE oferecia cotas de 90 mil toneladas para carne de frango, de 750 mil/t para milho, de 45 mil/t para arroz. E para açúcar, ofereceu cota de 100 mil toneladas com alíquota de € 98, taxa que pode ser derrubada, dependendo das barganhas.

A Copa Cogeca faz seu papel no teatro da negociação cobrando da UE um limite às concessões. Responsáveis europeus, por sua vez, dizem ao Mercosul que sofrem pressão e precisam ter em retorno boas concessões para poder avançar nas negociações finais do acordo.

Já o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Nin Novoa, avisou à imprensa uruguaia que seu governo não aceitará de jeito nenhum a abertura do mercado para os lácteos europeus, subsidiados, competirem com os produtos do Mercosul. Para ele, isso significaria destruir a produção do Cone Sul.

Na verdade, na atual oferta do Mercosul há concessão para alguns lácteos europeus. Mas não há prazo para eliminação da tarifa, como existe o prazo entre 10 e 15 anos para a abolição de alíquotas de importação para a grande parte dos produtos que fazem parte da lista de exportações da UE para o bloco.

O diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abijaodi, declarou que "os europeus não apresentaram ainda o nível de tarifa intracota nem a melhora em produtos do agronegócio como açúcar e etanol. Mas ainda não é uma frustração. As discussões de amanhã sobre bens vão dizer se há ou não algo de mais concreto na oferta''.

A CNI diz entender que se trata de uma negociação complexa e pioneira entre os dois blocos. "A indústria continua otimista com um acordo político no primeiro trimestre, mas quer que o acordo não proíba a utilização de drawback nem inclua bens remanufaurados'', afirmou Aijaodi.

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável por comércio, o finlandês Jyrki Katainen, se disse esperançoso no avanço das negociações. "As coisas foram adiante e agora esperamos o Mercosul nos dar sua visão de como podemos finalizar essas negociações". 

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures