ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial Região Sul, Granja Cichelero: a primeira queijaria a utilizar robôs na ordenha

POR LAURA CANDIOTTO MEDEIROS

E MAYSA SERPA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/03/2020

3 MIN DE LEITURA

2
11

Hoje quem conta sua história no Especial Região Sul é o Daniel Cichelero, um dos proprietários da Granja Cichelero, a primeira propriedade no Brasil a implementar o sistema de ordenha voluntário para a produção de queijos. A propriedade - que possui mais de 100 anos - está localizada no município de Carlos Barbosa/RS e conta com cerca de 60 hectares de terra, sendo 15 destinados à pastagem.


Daniel Cichelero. Fonte: cedida pela Família Cichelero.

Quando os avós do Daniel cuidavam das terras, a principal atividade era o cultivo de batata inglesa, seguida da pecuária leiteira. Com a crise da batata no final dos anos 90, o leite passou a ser o foco na Granja. Os cuidados e investimentos foram passados pelas gerações até os proprietários atuais.

Até o ano de 2002, todo o leite produzido era entregue a uma cooperativa. Contudo, desmotivados com o baixo preço do leite pago pelos laticínios e cooperativas, decidiram industrializar uma parte da produção. O leite começou a ser processado no porão da residência e o resultado foi surpreendente: os queijos produzidos tiveram boa aceitação pelos consumidores! Então decidiram investir em agregação de valor ao produto.


Fonte: cedida pela Família Cichelero

Primeiramente, foi produzido somente queijo colonial. Hoje, são produzidos 17 tipos de queijo, como colonial sem lactose, coalho, Gruyere e ricota, dentre outros. Como os negócios estavam rendendo, em 2003 os Cichelero construíram um laticínio para formalizar a atividade, oferecendo produtos de alta qualidade. Atualmente a empresa conta com 21 colaboradores, atuando na queijaria e na produção de leite.


Fonte: cedida pela Família Cichelero

O setor produtivo da granja conta atualmente com 316 cabeças de gado (90% Holandesas e 10% Jersey), estando 140 em lactação, alojadas em confinamento. A média de produção por animal é de 40 litros/dia, resultando em 5.600 litros destinados à produção de queijo diariamente.


Fonte: cedida pela Família Cichelero

Como já mencionado, a propriedade utiliza sistema de ordenha voluntário, que foi implementado em 2016. “Em 2012 começou-se a fazer 3 ordenhas diárias a fim de aumentar a produção e isso fez com que a propriedade necessitasse de mais mão-de-obra externa, gerando maior custo. Com a dificuldade de conseguir essa mão-de-obra qualificada e devido à alta rotatividade de funcionários em função da escala de trabalho, optou-se pela implantação da ordenha robótica”, explicou Daniel.


Fonte: cedida pela Família Cichelero

O leite é direcionado diretamente para o resfriador, depois para o pasteurizador e, por fim, para o tanque de fabricação dos queijos, tornando dispensável o manuseio humano nessas etapas consideradas críticas. “Com a ordenha robô, observou-se uma redução muito significativa da contagem de células somáticas (CCS) e da contagem bacteriana total (CBT). Como o sistema analisa o leite individualmente por teto, consegue-se ter um controle maior e mais eficiente. Além disso, houve uma grande melhora na sanidade, aumento na longevidade do rebanho e percebeu-se também que os animais ficam mais tranquilos. É um sistema com custo alto de aquisição, mas funciona muito bem e tende a ter um bom retorno ao longo dos anos”, comentou.

Além da produção de leite e elaboração de queijos, a Granja também produz o alimento do gado. Como volumosos, utiliza-se pré-secado em bolas de azevém e silagem de milho. No entanto, segundo Daniel, apesar do clima ameno do Rio Grande do Sul beneficiar a produção de leite, a produção de alimentos é levemente desfavorecida devido ao relevo do solo. 


Fonte: cedida pela Família Cichelero

Mas os investimentos e tecnologias não acabam por aí. A propriedade conta também com um alimentador automático de bezerras, sala de pré-parto, sistema de ventilação cruzada, laboratório para análise físico-química e microbiológica do leite e equipamentos modernos para a produção de queijos.


Fonte: cedida pela Família Cichelero

Perguntamos para o Daniel como se deu a sucessão familiar na Granja: “Com certeza, nossos pais nos ensinaram a trabalhar e gostar deste ramo. É o que sabemos fazer desde pequenos. Eu e meu irmão Evandro crescemos vendo eles trabalharem, ajudando-os sempre na lida e assim 'tomamos gosto pela coisa'. Nunca pensamos em mudar de ramo ou seguir outra profissão. É uma forma de valorizar nossos antepassados e o trabalho que eles vieram e vêm desenvolvendo junto à propriedade durante todos estes anos”, respondeu.


Fonte: cedida pela Família Cichelero

Apesar dos diversos avanços nos últimos anos, a família Cichelero pretende continuar inovando e produzindo lácteos diferenciados dos que se encontra comumente no mercado, assim como foram ensinados, priorizando a qualidade dos produtos.

Conhece alguma propriedade e quer que ela apareça no Especial Região Sul? Conte para nós aqui.

LAURA CANDIOTTO MEDEIROS

Cientista de Alimentos formada pela ESALQ e pós-graduanda em Gestão de Projetos na USP. Responsável pelo Marketing Digital do MilkPoint.

MAYSA SERPA

Médica Veterinária, MSc. e doutoranda em Sanidade Animal pela UFLA.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSMAR REDIN

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/03/2020

É uma Unidade Produtora de Leite típica da Agricultura Familiar, com excelentes resultados econômicos.
Parabéns pela reportagem.
BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 13/03/2020

Muito bom!!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures