ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Atacado freia avanço e alta do IGP-M deve atingir 0,5% em abril, afirmam analistas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/04/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A deflação do minério de ferro e desaceleração nos preços da soja devem ter levado o Índice geral de Preços - Mercado (IGP-M) a desacelerar em abril, estimam economistas. A média de 25 projeções de consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data aponta para alta de 0,50% do indicador, abaixo do 0,64% de março.

As estimativas variam de 0,30% a 0,58%. Se confirmada a média das projeções, a inflação acumulada em 12 meses no IGP-M terá subido a 1,82% em abril, após 0,20% nos 12 meses até março. A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga o resultado do IGP-M hoje.

Com peso de 60% no IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) desacelerou de 0,89% em março para 0,48% em abril, calcula Helcio Takeda, economista da Pezco. "Parte dessa desaceleração é reflexo da deflação do IPA Industrial, que reflete uma queda no preço do minério de ferro", afirma Takeda. O economista vê deflação de

0,03% para o IPA Industrial em abril, após alta de 0,12% em março.

"Também temos observado desaceleração na inflação de soja, que ajuda a segurar o IPA Agrícola. Por outro lado, ainda veremos alguma pressão nos preços de milho e leite, por isso o IPA deve continuar em patamar alto, segurando o índice geral em 0,42%", diz. A Pezco calcula que o IPA Agrícola passará de 3,28% em março para 2,65% em abril.

Para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que representa 30% do indicador, o economista calcula avanço de 0,30% em abril (0,14% do mês anterior). A inflação do varejo deve acelerar, pressionada pelos preços de alimentos e da habitação.

Já divulgado pela FGV e com peso de 10% no indicador, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,28% em abril, ante 0,23% em março. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços variou 0,40% e o índice de mão de obra subiu 0,18% de março para abril.

O Haitong estima alta de 0,57% para o IGP-M em abril e de 1,89% para o acumulado em 12 meses. Segundo os economistas Jankiel Santos e Flávio Serrano, a aceleração em 12 meses deverá reforçar a percepção geral de que o ciclo de afrouxamento monetário deve ser finalizado com corte final da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 17 de maio.

A percepção é compartilhada por Takeda, da Pezco. "Teria que acontecer algo muito fora do previsto para se discutir a retomada de cortes [dos juros]", diz. Ele alerta para as bandeiras tarifárias na conta de energia de maio. A Aneel divulga a bandeira para o mês de maio hoje. O sistema, criado para sinalizar ao consumidor quando o custo de geração da energia está mais alto, está desde janeiro no verde - sem acréscimo.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures