O iogurte deixou de ter o conceito errado que muitos consumidores tinham, de que era apenas um ‘primo feio’ do sorvete ou uma alternativa levemente mais palatável ao queijo cottage para agora ocupar um lugar de destaque dentre as opções de alimentos bons para a saúde. Ele é o produto rico em proteína e probiótico que os americanos sempre precisaram – com o iogurte grego e suas variedades exóticas se tornando o lanche que os americanos também queriam.
Agora chegou a hora de os vendedores de alimentos olharem além do iogurte grego. Toda a atividade no mercado que o iogurte grego trouxe à indústria (incluindo o iogurte grego sendo oferecido como substituto de carnes em escolas públicas de todo o país), é inegável que as vendas de iogurte grego começaram a se esgotar, de acordo com o Packaged Facts.
Embora o Packaged Facts não espere que as vendas de iogurte grego evaporem, os vendedores de iogurte precisarão encontrar outras formas de manter o mercado crescendo. Alguns comerciantes já começaram a reconhecer isso. Eles estão agora focando em segmentos com potencial de crescimento, como bebês/crianças pequenas e crianças mais velhas. A concentração nesse segmento deve ajudar a gerar futuros adultos consumidores de iogurte. A indústria também está tentando expandir o consumo para outras horas do dia, além do café da manhã, particularmente enfatizando o iogurte como um lanche. Atualmente, a maioria do iogurte é consumido antes das 11 horas da manhã, com pouco consumo depois das 4 da tarde.
A Packaged Facts estima que o mercado dos Estados Unidos para iogurtes vendeu no varejo quase US$ 9 bilhões em 2014, 3,4% a mais que no ano anterior. Como mencionado anteriormente, esse crescimento pode ser atribuído a uma subcategoria: iogurte grego. O iogurte grego passou de ser apenas 1% do mercado em 2007 para se tornar a tendência mais importante da indústria. Entretanto, o crescimento desacelerou consideravelmente no ano passado, menos do que nos últimos anos. Porém, a previsão de mercado continua favorável enquanto os comerciantes continuam expandindo a presença do iogurte em outras áreas. Para o futuro, o Packaged Facts estima que essas vendas de iogurtes alcançarão US$ 10,3 bilhões até 2017.
Fonte: FoodBev.com.