ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Luz pulsada melhora digestibilidade da proteína que causa alergia do leite

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 10/02/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Cientistas espanhóis afirmam ter reduzido a alergenicidade da β-lactoglobulin (BLG), proteína responsável por cerca de 10% dos casos de alergia do leite, usando tratamento com luz pulsada.

Pesquisadores da Universidade de Granada e Azti-Tecnalia “modificaram artificialmente” a BLG degradando sua estrutura usando tecnologia de tratamento com luz pulsada, tipicamente usado para inativar bactérias nos alimentos.

Conforme detalhado no estudo, o método parece “facilitar a digestibilidade” sem alterar as propriedades funcionais da BLG. “O fato de o tratamento com luz pulsada não afetar a funcionalidade da proteína o torna uma alternativa valiosa para adaptar novas matrizes de alimentos com melhores propriedades funcionais, como menor digestibilidade, ingestão controlada de energia e baixa alergenicidade”.

De acordo com a Universidade de Granada, a BLG é responsável por cerca de um em cada 10 casos de alergias relacionadas ao leite. Julia Maldonado-Valderrama, que é um dos cinco pesquisadores do estudo, explicou que o BLG é difícil de digerir, devido à sua estrutura compacta e complexa que resiste ao processamento enzimático durante a digestão. Ela e seus colaboradores examinaram se a degradação dessa estrutura facilitaria a digestão. Eles estavam cientes, entretanto, de que se a estrutura fosse severamente degradada, a proteína poderia perder suas propriedades funcionais.

Ao aumentar o número de pulsos de luz, entretanto, eles descobriram que poderiam degradar a estrutura da BLG sem afetar suas propriedades funcionais. “Nós demonstramos que, em alguns casos, a luz pulsada até melhorou as propriedades de emulsão da proteína”.

Depois, eles simularam a digestão da proteína modificada usando um dispositivo, designado e construído na Universidade de Granada, chamado Octopus. O método “demonstrou” que o tratamento facilita a digestão da BLG – particularmente no intestino delgado.

 “Encontrar uma forma de melhorar a digestibilidade de proteínas sem alterar suas proprietades funcionais é um desafio atual dentro da tecnologia de alimentos e, a esse respeito, o tratamento de luz pulsada é uma ferramenta muito promissora quando se fala de produzir alimentos menos alergênicos”.

Esse processo foi patenteado pela Azti-Tecnalia.

Fonte: Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures