ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Selo de Pureza valoriza marcas de leite 100% de búfala

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/09/2018

5 MIN DE LEITURA

0
3

Altos teores de sólidos, elevados índices de gordura e de proteína, composição diferenciada em termos de cálcio, fósforo e outros elementos, menos colesterol e maior rendimento industrial. Atributos não faltam para o leite de búfala ser atraente à indústria de laticínios e também aos consumidores. Até por isso, os produtos são diferenciados e valorizados, como é o caso da mozzarella de búfala. Porém, ainda falta produção para atender aos nichos que pagam mais por alimentos de qualidade superior.

Conscientizar o consumidor sobre os diferenciais do leite de búfala puro estão entre as prioridades da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), entidade criada em 1960 e credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o registro genealógico da espécie e fiscalização do setor de derivados lácteos.

Atualmente, o rebanho de búfalos no Brasil é estimado em até 1,8 milhão de animais espalhados por todas as regiões, especialmente o Norte, que responde por cerca de 70% do plantel. A ABCB estima haver 16 mil fazendas de búfalos no país. São gerados cerca de 80 mil empregos diretos pela atividade.

Selo de Pureza valoriza marcas de leite 100% de búfala
Programa da ABCB é realizado desde 2000. Marcas certificadas podem usar o selo em suas comunicações e produtos.

Espécie de tripla aptidão (corte, leite e tração), o búfalo é responsável por perto de 100 milhões de litros de leite/ano, produção distribuída entre os cerca de 150 laticínios espalhados pelo país. Apesar de ter rebanho de pouco mais de 100 mil cabeças (8º no ranking nacional), o Estado de São Paulo lidera em produção de leite de búfala, representando cerca de 25% do total. Pará, Minas Gerais e Amazonas vêm a seguir. Juntos, esses quatro estados respondem mais de 70% da produção de leite.

Segundo dados da ABCB, em 2016 o valor da produção de produtos lácteos de búfala no varejo atingiu R$ 666 milhões. A receita atual está perto de R$ 1 bilhão, estima Mariana de Almeida Prado, coordenadora executiva do Programa de Certificação da ABCB.

O programa de certificação da entidade, o Selo de Pureza, é uma das mais importantes bandeiras da ABCB. Criado em 2000, o selo tem gestão terceirizada ao Instituto Totum desde 2013 e analisa cerca de 20 marcas por ano para avaliar o teor de pureza do produto derivado do leite de búfala. Atualmente, sete marcas ostentam o Selo de Pureza 100% Búfalo da ABCB. São elas: Bom Destino, Bubalinas, Búfalo Dourado, Almeida Prado, Tapuio, Bufalíssima e La Vera. “Estas marcas atendem aos critérios do programa de certificação e podem incluir o nosso selo de pureza em suas comunicações”, informa Mariana.

Para fortalecer a imagem do programa junto aos consumidores, a ABCB utiliza as mídias sociais, participa de feiras e exposições, promove apresentações técnicas e encontros nacionais. Uma parceria com a área de nutrição da Universidade São Camilo (SP) está sendo costurada. Também está em fase final de elaboração o aplicativo Purezza, que reforçará a comunicação, especialmente para os públicos mais jovens.

“Em regra, os consumidores são mal informados sobre leite de búfala. Muitos estão comprando de boa-fé, mas podem estar levando para suas casas produtos em desconformidade com as regras do Programa de Certificação – Selo de Pureza. Ou seja, podem estar adquirindo queijo com leite de vaca sem saber”, explica Mariana de Almeida Prado.

Maior rebanho do Ocidente

O Brasil possui o maior rebanho de búfalos do Ocidente. As quatro raças (Murrah, Mediterrêneo, Jafarabadi e Carabao), que compõem as cerca de 1,8 milhão de cabeças no país, são domésticas, mansas, dóceis e curiosas.

Murrah: é a raça mais presente no Brasil. De origem indiana, tem chifres encaracolados negros da base até a ponta. São animais maciços, robustos e de conformação profunda. Possuem extremidades curtas e ossos pesados. A cabeça e as orelhas são curtas. As fêmeas têm tetos bem desenvolvidos, com veias bem marcadas e quartos bem enquadrados. Os machos pesam de 600 a 800 kg e as fêmeas, de 500 a 600 kg. Assim como é excelente para o leite, também tem boa aptidão para corte.

Mediterrâneo: também originário da Índia, é a segunda raça mais presente em território brasileiro. São búfalos de rios, descendentes de várias raças da Índia, definidos como a raça predominante na Europa e no Mediterrâneo. As cores comuns são negra, cinza escura e marrom escura. Os chifres são medianos, voltados para trás, com as pontas voltadas para cima e para dentro. A cara é larga e apresenta pelos largos e esparsos na borda inferior da mandíbula. O corpo é robusto em relação ao seu comprimento e as patas, curtas e robustas. O peito é profundo e o abdome, volumoso. A traseira é curta. Eles são, em geral, animais compactos, musculosos e profundos. São animais desenvolvidos para produção de leite. O peso vivo é de 700 a 800 kg para os machos e 600 kg para as fêmeas, cujos tetos são muito bem formados. Assim como é excelente para leite, também tem boa aptidão para corte.

Jafarabadi: De origem indiana, tem o nome da cidade de Jafarabad, a oeste da Índia. Possui cor negra, frente proeminente, chifres pesados e longos, que tendem a ir até abaixo da direção atrás dos olhos, terminando em formato espiralado. De todas as raças, é a de maior tamanho. É um animal forte, de enorme capacidade torácica, o que o torna apto para produzir leite. Tem excelente conformação dos tetos. Destaca-se no Brasil porque produz muita carne quando tem boa alimentação e bom pasto. Os machos pesam entre 700 e 1.500 kg e as fêmeas pesam de 650 a 900 kg.

Carabao: originário do extremo oriente (China, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Camboja, Tailândia etc). Sua aptidão é voltada para o trabalho agrícola, tração e carne. Na Ilha de Marajó (PA), é destinado à produção de carne. Seus chifres são largos e abertos, com corte transversal triangular que fazem ângulo de 90 graus quando se afastam da cabeça. Possui cor cinza-parda, com manchas brancas na pata e na dianteira, em forma de colar. Seu corpo é curto e o ventre, largo. É um animal compacto e maciço, o que explica sua aptidão para o corte. Não há diferença significativa entre machos e fêmeas. Os machos atingem entre 600 e 700 kg e as fêmeas, 450 a 600 kg. A produção leiteira é baixa, mas com cruzamentos as fêmeas podem produzir cerca de 1.000 litros por lactação.

Mozzarella de búfala: incomparável

Muito mais apreciada e valorizada que o leite, a mozzarella de búfala tem imagem super positiva perante os consumidores, especialmente aqueles que se propõem a pagar mais por esse produto diferenciado.

Iguaria no seu país de berço, a Itália, onde é 100% de leite de búfala, a mozzarella tem sabor característico, levemente adocicado, suave, traz em sua composição um altíssimo valor nutritivo: quase 60% mais cálcio do que a mozzarela com leite de vaca, 40% mais proteínas e também 40% menos colesterol. Além disso, a mozzarela de búfala é menos calórica. Por todos esses motivos, ganhou mercado e é um dos tipos de queijos mais consumidos no Brasil.

Mozzarella de búfala

As informações são do Anuário Leite 2018. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures