ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

[Vídeo] João Ricardo A. Pereira: "o problema não é a falta de recursos do produtor, mas sim, o mau uso"

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 30/03/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0

João Ricardo Alves Pereira é Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Graduado em Zootecnia pela UNESP de Jaboticabal. Atualmente, também é palestrante e consultor de empresas nas áreas de conservação de forragens e nutrição animal. Além disso, João Ricardo produz leite e escreve materiais técnicos sobre o tema. Ele compõe a grade de palestrantes do Interleite Sul 2017

“Muitas vezes, o problema não é a falta de recursos do produtor de leite, mas sim, o mau uso desses recursos. O produtor faz um investimento na cultura e no maquinário, mas o grão não está sendo colhido no momento certo ou a máquina não está adequada para o seu negócio. Em várias situações, a demanda do produtor não exige um conhecimento profundo do técnico, mas sim, uma informação simplificada”, pontua João.

Segundo ele, para vários produtores, a “semana da silagem” (período no qual ocorre o processo para conservar a forragem e que às vezes dura 15-20 dias) é estressante, desgastante e cara. “Há produtores que gostam apenas de vacas e não se familiarizam com máquinas. Frequentemente, eles não conseguem ser eficientes em diferentes áreas”.

Na visão de João, os produtores da região Sul atualmente buscam precocidade, como a do milho por exemplo. “A área do produtor é pequena, ele tem que produzir muito leite e alimentos. Se ele quer produzir muito, ele tem que encurtar os ciclos. Quando ele planta, ele quer rapidez e não pode esperar tranquilidade quando for colher”. Ele acrescenta que para acompanhar esse ritmo exigido, o produtor pode optar pela combinação de híbridos ou escalonamento de plantio, itens que devem compor o planejamento.

“Se o produtor fizer o planejamento agronômico, conseguirá aliviar parte do estresse que a colheita gera, pois são processos integrados. A exigência das vacas é calculada em quilo de energia e, quanto mais eficiente a propriedade for para produzir alimentos por hectare, menor a dependência das compras externas. Precisamos desmitificar algumas coisas, como a dissociação da perda de grão da silagem com o híbrido, a vaca ou o milho. Temos que entender que grande parte dos problemas está relacionado ao mau processamento. Isso é muito típico quando há um desconhecimento do prestador de serviço ou do próprio produtor, que ao comprar a máquina, entrega para o funcionário sem estudá-la”.

João acredita que saímos de uma fase na qual a formação era fundamental, pois já estamos em uma fase em que a informação é essencial. “Nos dias atuais acessamos a informação rapidamente. O técnico precisa ir na propriedade, entender a demanda do produtor e passar a informação adequada a ele. O que eu digo para os meus alunos é: sujem os pés! Se nós sentássemos na beira do cocho e víssemos as vacas comendo, renderíamos três aulas lá mesmo. Eu preciso ir na universidade para dar uma base do que está acontecendo no campo, os fenômenos, mas a interação campo-universidade é fundamental. O que eu quero do meu aluno? Que ele seja mais crítico com relação ao sistema, já que o mundo está evoluindo por causa das perguntas, e não por causa das respostas”, completou.

 

 

Saímos de uma fase na qual a formação era fundamental, pois já estamos em uma fase em que a informação é essencial.João Ricardo Alves Pereira


Confira o vídeo de João Ricardo Alves Pereira:



Garanta já a sua inscrição
Vamos juntos fazer o futuro da pecuária leiteira da região Sul ainda mais produtiva.
Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199

 

 

 
patrocinadores Interleite Sul 2017
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures