carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Radar técnico > Queijos

Queijo de café: o amor pela cafeína em todo lugar

Por Natasha Padua
postado em 14/10/2016

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Gosta de queijo? E de café? E de queijo de café? Antes de torcer o nariz para esta novidade, conheça aqui sua história e, quem sabe, você não será o próximo apreciador desta iguaria que une duas das maiores paixões mundiais.

O queijo de café foi criado na Dinamarca, onde uma parceria entre a torrefadora The Coffee Collective e a empresa de laticínios Arla Unika possibilitou o desenvolvimento conjunto. As pesquisas começaram em 2014 e só agora o produto final foi apresentado e está disponível no mercado.

queijos com café

Nos testes foram usados diversos cafés com diferentes intensidades, mas somente o Finca Vista Hermosa, cultivado na Guatemala, foi escolhido para o produto comercializado. São 250 litros de café para 2500 litros de leite orgânico integral. A receita modelo da criação foi a do queijo gouda e então foram feitos alguns ajustes para a adição do café.

O processo completo, da produção à maturação leva 8 meses e o resultado é um queijo de textura firme nas extremidades e macio por dentro, que pode ser cortado com faca e não esfarela. Apesar da coloração escura, o produto não possui o sabor forte da bebida, mas apenas um aroma sutil.

queijo com café - cafeína

Para completar a experiência, os clientes podem degustar harmonizações de queijos com café e com cerveja nas cafeterias da cidade. Infelizmente o queijo só está à venda em Copenhagen e e a edição é limitada, são apenas 120 unidades de 2 quilos cada.

E se você é viciado café, que tal um retrato feito dele? O professor Ted Kinsman da Rochester Institute of Technology, nos Estados Unidos, usou uma impressora 3D para imprimir retratos. A técnica chama-se "pontilhismo" e deposita gotas de café em 53 tons diferentes com diversos espaçamentos e tamanhos, criando assim uma imagem completa.
retrato feito - café

Confira o vídeo da impressora: 



Renda-se aos 50 tons de café e o aprecie inclusive com queijo de café.

Referências:

Sprudge, Mexido de Ideias, Fine Dining Lovers

Artigo publicado originalmente no site Eat Innovation (www.eatinnovation.com)
Link do artigo original: (http://eatinnovation.com/language/pt/queijo-de-cafe-o-amor-pela-cafeina-em-todo-lado/)


 

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Osvaldo Martins de Barros Filho

Alagoa - Minas Gerais - Loja Virtual Queijo
postado em 17/10/2016

Gostaria muito de experimentar! Uma vez maturaram nosso queijo com grãos de café, foi incrível! Preciso repetir esta façanha.

Natasha Padua

São Paulo - São Paulo - Pesquisa/ensino
postado em 25/10/2016

Olá Osvaldo,

Infelizmente também não tive a chance de provar este queijo ainda. Quando quiser repetir a façanha, já tens aqui uma candidata a provar. Abraços

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint Indústria, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade