ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bolhas de ar podem melhorar produtos lácteos, mostra pesquisa

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 20/12/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
O pesquisador do setor de alimentos da Universidade de Kansas, Jayendra Amamcharla, disse que sua equipe de pesquisa está aperfeiçoando um processo para incorporar bolhas de ar no leite condensado e no iogurte para tornar a textura desses produtos mais desejável aos consumidores.

“A tendência dos consumidores é em direção a iogurtes com alto teor de proteína”, disse ele, que é professor assistente de ciências e indústria animal. “Uma das desvantagens de ter maior teor de proteína é que essa aumenta a viscosidade, ou a espessura, do iogurte. Ele se torna tão espesso que você pode comê-lo apenas com uma colher. Incorporamos bolhas de ar no iogurte com alto teor de proteína para reduzir sua viscosidade de forma que fique possível de ser bebido”.

O processo desenvolvido pela equipe de Kansas ainda aguarda patente, mas Amamcharla disse que quando estiver pronto, será bastante simples implementá-lo nas plantas de processamento de leite.

“Do lado dos processadores, isso melhorará a eficácia do processamento do leite, economizando dinheiro para as plantas. Do outro lado estão os consumidores. Estamos melhorando a aceitabilidade de produtos lácteos com alto teor de proteína. Não deve haver nenhuma diferença no sabor do produto, mas deverá haver melhora na sensação na língua e na boca quando os consumidores consumirem esses produtos”.

Ele disse que os benefícios de incorporar bolhas de ar vão além do iogurte. Os pesquisadores também descobriram resultados positivos em outros produtos e processos usados na indústria de lácteos, incluindo leite condensado, concentrados de proteína do leite e concentrados de proteína do soro do leite.

Fonte: Feedstuffs.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO DIONISIO GOMES

UMUARAMA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/01/2017

Aparentemente seria um processo parecido com a fabricação do sorvete, produzido por uma produtora contínua, onde há a inserção do ar o Overrun?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures