ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Arla lança produto pré-refeição que ajuda a controlar o açúcar do sangue

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 10/11/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
A Arla Foods Ingredients lançou um produto de pré-refeição rico em proteína como um impulso nutricional às refeições que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue - uma causa de aumento das complicações relacionadas à diabetes.

O produto de pré-refeição, que é chamado de “shot” (dose) de 100 mililitros (ml) é um conceito pronto para beber (RTD) que contém 15 gramas (g) de proteína do soro do leite Lacprodan misturada com fibra destinada ao consumo antes de uma refeição.



O suplemento foi desenvolvido para lidar com as flutuações nos níveis de açúcar no sangue, uma consequência da diabetes tipo 1 e tipo 2 que aflige cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.

"A alta prevalência e o crescimento do diabetes e da pré-diabetes deve-se principalmente a um aumento global da prevalência de obesidade associada a estilos de vida pouco saudáveis e ao envelhecimento global da população", disse Peter Schouw Andersen, diretor de desenvolvimento de ciência e vendas da Arla Foods Ingredients .

"Existe uma enorme oportunidade de mercado para empresas de alimentos saudáveis e funcionais oferecerem soluções naturais para ajudar as pessoas que vivem com níveis elevados de açúcar no sangue associados a essas condições".

Criado como um modelo para inspirar o desenvolvimento de novos produtos, o shot pré-refeição usa o Lacprodan DI-6820, um composto que os fabricantes de bebidas podem usar para produzir bebidas com proteínas de soro de leite de qualidade superior.

O composto evita o efeito gelatina que resulta em um líquido denso que não dá para beber. Certificado como UHT estável, o produto da Arla também vem com uma vida útil de seis meses.

 

"O desafio é encontrar produtos que se encaixem facilmente nos estilos de vida das pessoas em termos de conveniência e nutrição. Nossos cientistas assumiram esse desafio para desenvolver um produto natural, com um volume muito baixo e ainda altamente nutritivo de 100 ml antes da refeição".

De acordo com Manel Romeu Bellés, gerente de marketing da indústria na Arla Foods Ingredients, os benefícios para a saúde do produto pré-refeição podem ser declarados na embalagem, como "diminui o aumento do açúcar no sangue ", "rico em fibras" e "alto teor de proteína" (baseado apenas no soro do leite). Além disso, os fabricantes poderão declarar "sem açúcar adicionado", "alto teor de cálcio" e "fonte de fósforo" na embalagem do produto.

Possíveis opções de aumento da escala também estão disponíveis, disse Bellés. "Embora o tamanho do nosso protótipo seja 100ml e, portanto, considerado como uma dose, pode, naturalmente, ser usado para criar uma bebida RTD maior, dependendo dos objetivos de mercado do fabricante de bebidas.

"Nossos cientistas descobriram que mesmo as amostras sem adição de sabor têm um sabor muito bom, então não há necessidade de mascarar. Grandes alternativas ao sabor natural são cacau/cappuccino e sabores tropicais.”

Quando perguntado sobre as perspectivas das doses pré-refeição na Europa, Bellés achou que a forma de entrega era mais popular entre os jovens.

"Não temos nenhuma evidência disponível que mostre uma diferença em termos de preferência para esses produtos RTD dependendo da faixa etária, mas nossa suposição é que os jovens geralmente estão mais abertos a novos formatos e, de fato, é uma entrega relativamente nova no mercado convencional.”

"Sim, houve um boom global no lançamento de produtos em formatos pequenos e convenientes em supermercados e, especialmente, lojas de conveniência. Isso pode ser visto nas grandes cidades nos países desenvolvidos, onde a conveniência é mais valorizada".

Soro de leite e fibra

A proteína do soro do leite e a fibra têm muita história como ingredientes efetivos e seguros que promovem a saciedade e o controle de peso, um precursor da diabetes tipo 2.

Com empresas como Glanbia, Nestlé e Danone que oferecem uma gama similar de produtos de RTD com soro de leite/fibra, o mercado é capaz de ir além daqueles que lideram um estilo de vida ativo, ocupado ou atlético.

Populações vulneráveis a nível nutricional, como os idosos, são um exemplo disso. Visando a manutenção e a prevenção da desnutrição nesta categoria, pode-se utilizar pré-refeições, enriquecidas com vitaminas e minerais.

"Essas pequenas doses de alto teor de proteína com fibra são altamente relevantes para a geração mais velha", disse Bellés. A diabetes tipo 2 é mais frequente entre idosos e eles realmente precisam de maiores quantidades de proteínas de alta qualidade para manter a massa muscular e evitar condições como a sarcopenia".

De acordo com a Innova Research, os novos lançamentos de produtos de bebidas que afirmam controlar a glicemia aumentaram 12,4% entre 2010 e 2016, enquanto os novos lançamentos de bebidas com reivindicações de benefícios para diabetes aumentaram 10,3% durante o mesmo período de tempo.

Fonte: Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures