ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como conservar os queijos?

POR RENATA CURZI

E CARLA REIS

O QUÊ DO QUEIJO

EM 15/09/2016

4 MIN DE LEITURA

1
1

A conservação dos queijos varia conforme as características de cada tipo de queijo, sendo eles frescos, semi-cozidos, duros e com mofo branco ou azul.

 

Servir queijos é uma opção que sempre agrada e impressiona. No entanto, para que estas iguarias cheguem à mesa com o melhor do seu sabor e textura, precisamos tomar certos cuidados e fazer o armazenamento de forma adequada.


como conservar queijos frescos
 

Este é o  momento da dúvida: colocar na geladeira, deixar no ambiente ou congelar o queijo? O que você deve saber sobre para conservá-los? As dicas  a seguir são aplicáveis para qualquer tipo de queijo:
 

  • Sempre siga as orientações da embalagem para as peças armazenadas ainda na embalagem original;
     
  • Se o produto estava exposto em refrigeração, o mesmo deve continuar nesta condição em casa;
     
  • Preferencialmente, mantenha os queijos na gaveta de legumes da geladeira, exceto os queijos frescos;
     
  • Não coloque queijos diferentes em um mesmo recipiente: os sabores se misturam e a conservação fica comprometida;
     
  • Armazene somente até a data de validade impressa na embalagem do produto;
     
  • Use uma faca para cada tipo de queijo ou limpe-a entre o corte de tipos diferentes de queijo;
     
  • Retire o queijo da geladeira pelo menos 40 minutos antes de servir.


 

Como armazenar e conservar corretamente cada tipo de queijo?
 

  • Queijos frescos

São queijos com alto teor de umidade e que desprendem soro facilmente.Portanto, devem ser conservados dentro da geladeira. Além disso, para ter o seu minas frescal, cottage, burrata ou ricota sempre no ponto certo para o consumo, coloque-os dentro de um pote hermeticamente fechado e consuma em no máximo 5 dias depois da compra. Lembre-se de retirar o líquido acumulado (soro do queijo), quanto houver, antes de consumir ou sempre que guardar.

 

  • Queijos semi-cozidos (ou amarelos como são conhecidos)

Estes queijos são de texturas que variam de firme (para fatiar) a macio e/ou cremoso e também devem ser armazenados na geladeira. É importante manter a mussarela, prato, gouda ou saint-paulin protegidos em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda.

 

Coloque-os na gaveta de legumes, que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição, a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma. Os queijos podem ficar nesta condição por até 1 mês.



como conservar queijos frescos e semi-cozidos

 

  • Queijos duros

Bem mais secos e maturados, categoria na qual encontramos o parmesão, reino e provolone podem ser armazenados fora da geladeira e à temperatura ambiente por apresentarem baixo teor de umidade na massa.

 

No entanto, é essencial observar a embalagem — se existe realmente a indicação de armazenamento fora da refrigeração. Além disso, o clima entre as regiões do Brasil varia bastante. Desse modo, nas áreas de clima mais quente — como o Norte e o Nordeste do país — os queijos secos e maturados não devem ser mantidos fora da geladeira.

Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumi-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.

*Dica: Um torrão-de-açúcar dentro do pote ou mesmo um cotonete embebido com vinagre, evitam mofo no queijo durante a conservação.



como conservar queijos duros

 

  • Queijos com mofo branco

Queijos como brie e camembert devem ser cobertos pelo papel original no qual são comercializados, pois, trata-se de uma embalagem especial com microperfurações que ajudam a preservar as características originais do queijo.

Os queijos mofados precisam ser armazenados bem fechados, uma vez que podem trocar odores com os outros alimentos e também contaminar outros itens da geladeira com os mofos naturais presentes na sua composição.

 

  • Queijos com mofo azul

Os queijos azuis gorgonzola ou roquefort desprendem umidade. Dessa forma, devem ser armazenados na geladeira em potes fechados. Coloque um papel absorvente (papel toalha) no fundo do pote para absorver o líquido e assim evitar que a crosta do produto mele. Consuma em no máximo 20 dias.



como conservar  queijos azuis e com mofo branco

 

Os queijos podem ser congelados?

Até podem, mas não é o método ideal de conservação. O congelamento cristaliza a água presente no queijo, alterando sua textura, a qual fica mais quebradiça. Além disso, paralisa a maturação e o queijo não desenvolve mais sabor e aroma.

Caso opte por este método, use-o somente para queijos duros, embalados em plásticos adequados para congelamento, retirando o máximo de ar possível da embalagem. Faça o processo de descongelamento dentro da geladeira. Os queijos que foram congelados são mais recomendados para uso culinário.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

*Fonte da foto do artigo: Freepik

RENATA CURZI

Formada em Jornalismo pela UFJF e Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

CARLA REIS

Administradora com MBA em Marketing, Especialista em Alimentos pela UFLA, Técnica em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes .

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS ANTONIO QUEIROGA

FORTALEZA - CEARÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 17/08/2020

Compro queijo canastra e trago para Fortaleza onde a temperatura média é de 32 graus.
O que faço? Deixo na geladeira ou não?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures