Do lado dos operadores de food services, normalmente depois de uma comparação de condições que levam em conta qualidade, preços, rendimentos, entre outros, acaba existindo uma verdadeira dependência do fornecedor, já que o comprador ficará sem produto se o fornecedor não for pontual ou ter limitações de estoques - quer seja por custo ou mesmo por espaço disponível. É aí que começam as emoções!
É importante entender que diferentemente do varejo, que normalmente compra o mesmo produto de dois ou três fornecedores, no food services é muito comum que o operador compre de um só fornecedor. Se o fornecedor não entregar, a pizzaria pode ficar sem muçarela em pleno final de semana. Quem aqui - como cliente de pizzaria - aceita trocar seu sabor favorito por outro devido a uma falha do fornecedor? Ninguém! Hoje o consumidor é exigente e simplesmente levanta e vai embora.
Do lado dos fornecedores, especialmente de produtos lácteos, temos dificuldades inerentes aos produtos (que podem se manter a três temperaturas diferentes dependendo do tipo: ambiente, resfriados e congelados). Além disso, muitas vezes as estruturas de recebimento também necessitam dessa exigência. Isso gera grandes desafios para o gerenciamento das entregas com precisão.
Para solucionar essas diferenças, proponho algumas soluções criativas do ponto de vista de custos:
- Presença maior de produtos lácteos em operadores logísticos que ofereçam as três temperaturas necessárias no mesmo automóvel. Esta novidade já tem mais de 30 anos e acredito que tenha sido trazida ao Brasil pelo sistema McDonald´s. Hoje, ela já está disponível para diversos operadores logísticos.
- Terceirização de atendimento logístico no food services de cargas secas. Como este segmento tem mais opções de transporte e estocagem, é muito possível fazer parcerias de entregas de carga seca com boa pontualidade.
- Em regiões geograficamente mais distantes das áreas produtoras, há também opções de operadores de resfriados com bastante qualidade de serviços.
Logo, para fazer uma estratégia comercial no food services, é primordial fazer também a estratégia de logística ao mesmo tempo. Não se deve esperar vender para depois ver como o produto será entregue. Isso precisa ser planejado com antecedência.
Recomendo fortemente a revisão periódica da estratégia logística visando obter um nível de serviços superior nas categorias lácteas. Isso pode ser o segredo do sucesso em food services.
Roberto Denuzzo será um dos palestrantes do Dairy Vision 2017. Confira a programação completa do evento clicando aqui. Além das apresentações e debates de alto nível - característica marcante do evento e amplamente elogiada nas edições anteriores - o Dairy Vision proporcionará diversos momentos para networking, como os espaços empresariais, jantar de confraternização, almoços e diversos breaks. Será o melhor evento já realizado para o setor lácteo no Brasil. As inscrições pelo site podem sem realizadas até o dia 24/11.