R. S. Sodhi, diretor gerente da companhia de lácteos indiana, Amul, disse que o acesso ao mercado por meio de uma cadeia de valor estável e funcionando bem é requerido. “Se você quiser desenvolver o setor de lácteos, forneça acesso aos mercados por meio de preços estáveis e sustentáveis aos produtores”, disse ele.
O evento também informou que o desenvolvimento precisa de um modelo de produção leiteira que crie valor, relacionado ao preço do leite que os consumidores são capazes de pagar. O diretor gerente do IFCN, Torsten Hemme, disse: “Uma vez que você tenha um modelo de produção leiteira no qual os custos são menores do que os preços do leite, um rápido crescimento na produção é uma consequência natural”.
Os participantes discutiram diferentes estratégias para regiões mais e menos desenvolvidas, como a parte leste da Índia. Nos "estados do leite", como Orissa, o crescimento na produção leiteira pode ser gerado focando na cadeia de valor, como no projeto Operation Flood – um esquema lançado em 1970 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento de Lácteos da Índia.
Com baixos salários, o modelo tradicional de produção leiteira de pequena escala, de aproximadamente duas vacas e colheitas residuais usadas como base da alimentação animal, está criando prosperidade aos produtores.
Em regiões mais desenvolvidas, como Gujarat, o workshop concluiu que um crescimento bem sucedido no setor de lácteos deve focar mais na melhora das habilidades dos produtores de leite.
O presidente do IFCN, Anders Fagerberg, disse: “Vamos mudar o desenvolvimento do setor de lácteos de cima para baixo para uma abordagem mais ascendente. Através disso, podemos garantir que a produção leiteira seja atrativa para a próxima geração e para as pessoas mais jovens”.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.