ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SC: 700 agroindústrias com inspeção estadual poderão vender no país

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Santa Catarina tem aproximadamente 700 empresas do setor agropecuário que atuam com o selo do Sistema de Inspeção Sanitária Estadual (SIE) e que, em breve, poderão comercializar seus produtos em todo o país. Essa foi uma das medidas do Plano de Defesa Agropecuária 2016/2020 (PDA) anunciado quarta-feira (06/05) pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu.

Na avaliação do secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, essa decisão é um grande avanço e representará um ganho de mercado para as pequenas e médias agroindústrias familiares de SC. Hoje, quem tem o selo de inspeção estadual pode vender os produtos somente no respectivo Estado. A mundaça vai permitir que essas empresas migrem para o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) caso atendam as normas exigidas. Outra novidade do plano que agradou o setor foi a permissão do uso de medicamentos genéricos para tratar animais.

A série de medidas mostra que a ministra Kátia Abreu está decidida a acelerar ações que podem impulsionar ainda mais o setor nos mercados interno e externo. Sopelsa disse que ficou feliz com a mudança na área de inspeção porque há muito tempo Santa Catarina lutava por isso. "Os produtos catarinenses são reconhecidos pela sua qualidade e agora ganharão o mercado nacional", afirmou ele.

Para o diretor executivo do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados do Estado (Sindicarne), Ricardo Gouvêa, o Plano de Defesa Agropeucária é arrojado, incorpora o que há de mais moderno no mundo e adota as práticas avançadas dos países desenvolvidos. Ele simplifica processos para reduzir em 70% o tempo de solicitação de um registro e sua análise final, estipula as condições para a instituição de um Código de Defesa Agropecuário e moderniza sistemas para o controle de doenças em animais como aftosa, gripe aviária, peste suína e outras.

As informações são do Clic RBS.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures