ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rússia propõe mudanças na rotulagem de produtos lácteos e não lácteos à OMC

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/03/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Comissão Econômica da Eurásia (CEE), órgão regulador da Rússia, notificou a Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre emendas que visam distinguir entre produtos lácteos com ou sem substitutos da gordura do leite.

As alterações propostas visam distinguir o leite e os produtos lácteos através de definições revistas e de nova rotulagem dos mesmos com ou sem adição de substitutos de gordura do leite. O projeto descreve novas regras e normas para a rotulagem de tais produtos, incluindo marca, descrições e colocação de rótulo. Por exemplo, o projeto proíbe a utilização de termos lácteos nos nomes de produtos que contenham quaisquer substitutos de gordura do leite.

Por exemplo, os projetos de regulamentação exigem que o rótulo descreva um produto como "produto lácteo com substituto de gordura do leite produzido de acordo com a tecnologia de sorvete" ou "produto contendo leite com substituto de gordura do leite fabricado de acordo com o processo de produção de queijo processado”.

A Rússia está tentando barrar quase todos os usos de nomes de produtos lácteos, como manteiga, queijo e sorvete se o produto contém um substituto de gordura de leite não lácteo. Por exemplo, o uso do termo "manteiga" não é permitido no produto ou nomes de marca de substitutos de manteiga, tais como margarina ou produtos de manteiga não lácteos.

Da mesma forma, termos como "leite", "sorvete" e "plombir" (um sorvete especializado na Rússia) não são permitidos na rotulagem de sorvetes com um substituto de gordura do leite.

A marca e a descrição do produto com um substituto não lácteo devem aparecer na frente da embalagem e ser totalmente visíveis para o consumidor na prateleira da loja. No entanto, a rotulagem dos produtos lácteos convencionais só precisa de ser parcialmente visível para os consumidores. 

A CEE também especificou que os produtos que contêm um substituto da gordura do leite devem utilizar pelo menos uma fonte de tamanho 10 nas suas embalagens e utilizar cores contrastantes para as fontes e as informações nutricionais. "No caso em que o tamanho da embalagem não permite preencher o campo de dados com as informações usando o tamanho da fonte acima, essas informações devem ser marcadas com o maior tamanho de fonte possível”.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures