ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: indústria do leite tenta manter benefício fiscal para seguir competitiva

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/05/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da mesma forma que uniu forças para organizar a 40ª Expoleite e a 13ª Fenasul, o setor produtivo de leite promete brigar para que o governo estadual não leve adiante o projeto de lei do Executivo (PL [Projeto de Lei] 214) que permite a redução em até 30% dos créditos presumidos das indústrias. O texto voltou a tramitar em regime de urgência. Esse tema permeia as discussões do segmento, que está na vitrine das feiras realizadas em Esteio. 

"Nosso principal desafio é buscar maior eficiência e competitividade. Nesse sentido, o que mais nos preocupa é o PL 214" – afirma Alexandre Guerra, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat-RS).

Jorge Rodrigues, presidente da Comissão de Leite da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), lembra que o que atinge a indústria, inevitavelmente, afeta o produtor. "Isso pode nos colocar em dificuldade com outros Estados. O consumidor olha o produto pela qualidade, mas também pelo preço".

Se por um lado o secretário da Agricultura, Ernani Polo, garante haver clareza no governo de que não se pode fazer nada que impacte os negócios, por outro, o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, explica que esse projeto é importante na recuperação do equilíbrio financeiro do Estado. "Na configuração que está, não tem como o projeto ser votado. Tiraria a competitividade do Estado. Não adianta querer sacrificar um setor" – entende Polo.

Branco alega, no entanto, que a lei autoriza um estudo mais aprofundado da situação das empresas. E não dá indícios de que o governo deva recuar, embora se diga aberto ao diálogo. "Todos os setores terão a possibilidade de apresentar seus argumentos".

Uma das razões a serem citadas certamente será a de que o segmento passa por um momento de recuperação, depois de queda, por dois anos seguidos, na produção. A expectativa é crescer 3% em 2017. Outro ponto a ser considerado é o de que 104 mil famílias vivem da produção de leite, que está presente em 95% dos municípios do Rio Grande do Sul.

Banho de leite

Foto: JM Alvarenga / Divulgação

Quando se trata de Expoleite e Fenasul, não pode faltar o tradicional banho de leite. A festa serve para comemorar os resultados do concurso que premia as campeãs na produção.

Desta vez, quem levou a melhor na categoria adulta foi a vaca Festileite P. Ferraboli 266 Damasco, com 73,34 quilos. Ela é da propriedade de Paulo Ferraboli, de Anta Gorda. Na categoria vaca jovem, foi Sini Braxton Jitske, com 63,5 quilos, de Carlos Wallauer, de Salvador do Sul.

Foto: Carolina Jardine / Divulgação


Foto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

A feira é uma oportunidade das crianças verem de perto vacas leiteiras em exposição já que 115 exemplares da raça holandesa foram inscritos. Entre ontem e hoje, 400 crianças de 18 escolas da rede municipal de Esteio passarão pelo parque Assis Brasil, em Esteio. Além da visita aos animais, a gurizada confere peças de teatro. Por meio da vaca Mimosa, os espectadores ficam sabendo sobre a importância do consumo de leite. Os organizadores estimam que 30 mil pessoas devem passar pelo local até domingo. A entrada no parque é gratuita. Os portões abrem às 9h.

As informações são do Zero Hora, resumidas pela Equipe MilkPoint. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures