ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Relatório da Kantar Worldpanel destaca oportunidades no mercado de lácteos da China

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/04/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Um novo relatório do Kantar Worldpanel forneceu uma visão geral do mercado de lácteos da China, dizendo que existem oportunidades para as companhias internacionais. O relatório explica que o setor de lácteos ainda está crescendo e fornecendo oportunidades para os negócios locais e estrangeiros.

O gerente geral do Kantar Worldpanel na China, Jason Yu, disse que esse é ainda um dos setores de mais rápido crescimento dentro do mercado FMCG (bens de consumo de rápida mudança). “Esse setor cresce duas ou três vezes mais do que o mercado geral e, considerando o apetite chinês por produtos lácteos de qualidade, ainda há muito potencial nesse mercado”.

O Kantar obteve suas informações através de um painel de 40.000 famílias urbanas em 373 cidades. “Demos a eles um escâner de código de barra e toda vez que eles iam comprar alimentos escaneavam os produtos que compravam na loja de forma que registrassem todas as suas compras, de lácteos a alimentos e bebidas”. O Kantar, então, forneceu seus insights a todas as grandes companhias multinacionais e principais companhias de lácteos da China. “O mercado é bastante dominado pelos gigantes locais que representam cerca de 90% do mercado de lácteos, Mengniu, Yili e Bright”. Porém, ainda há oportunidades para companhias globais terem um impacto na China.

O Kantar disse que frequentemente recebe perguntas de marcas que ainda não entraram na China. As marcas que querem se lançar com sucesso nesse mercado precisam entender o terreno competitivo, mudanças nas preferências dos consumidores e avaliar como financiar as oportunidades de mercado, aconselha Yu. Embora haja oportunidades, ele disse que devido à competição ser tão intensa, não é fácil competir com grandes companhias chinesas. “Vale a pena estudar o mercado primeiro para formular uma estratégia vencedora”.

E ainda existem caminhos para serem quebrados, de acordo com Yu. Ele disse que a Arla está se associando com a Mengniu para alcançar sucesso no mercado. “Ao usar o canal de distribuição e infraestrutura de mercado da Mengniu, eles estão construindo sua presença de marca na China. Ao se associar, elas são capazes de tornar sua marca mais acessível aos consumidores chineses. Seria extremamente caro para eles fazerem isso sozinhos. Essa é uma forma de entrar no mercado chinês”. O relatório mostra que 58% das categorias apresentaram crescimento. Um dos setores mais fortes foi o mercado de leite fluido (leite e iogurte), que viram aumento nas vendas de 7,5%, bem além do crescimento total.

A pesquisa do Kantar Worldpanel mostra que o consumo médio de produtos lácteos pelas famílias urbanas chinesas em 2015 foi de 59,7 litros, menos de 20% do consumo nos países da União Europeia (UE). Entretanto, o relatório disse que com a implementação da política de dois filhos, a indústria de lácteos da China terá mais espaço para crescer já que mais crianças vão nascer.


O relatório também disse que os produtos bem sucedidos podem ajudar no crescimento atraindo consumidores dentro de um curto período de seu lançamento. Por exemplo, Browning, um dos novos produtos lácteos da San Yuan Dairy Company, contribuiu com 4,3% para seu crescimento na área de Pequim. O produto alcançou 8,1% dos compradores totais nessa região dentro de somente 24 semanas de lançamento.

O Kantar descobriu que o número de categorias lácteas sendo compradas por família está aumentando ano a ano. A compra média aumentou de seis categorias de lácteos em 2013 para 6,2 em 2015. Isso demonstra que os novos lançamentos ajudaram a expandir os repertórios dos consumidores e forneceram certo aumento nas vendas para o setor.

O estudo também mostrou que o consumo entre famílias jovens e adolescentes, que compram 6,6 categorias de lácteos e 61,7 litros por ano em média, é muito maior do que o consumo em famílias de idosos e adultos, que compraram 5,7 categorias e 57,2 litros por ano em média.

O leite importado está crescendo mais rápido do que o leite doméstico, mostraram dados do Kantar. Yu disse que promover a confiança dos consumidores na qualidade do leite doméstico é uma prioridade para os processadores domésticos. O relatório conclui que ainda há oportunidades de crescimento, dizendo que as processadoras de lácteos precisam educar os chineses sobre os benefícios de consumir lácteos.

À medida que os consumidores chineses estão dispostos a experimentar mais categorias, é importante fornecer um portfólio diverso para eles. Outra oportunidade para as marcas domésticas é desafiar o leite importado online. É importante para as companhias investir na inovação de produtos. Os benefícios para a saúde são um tema importante e usar uma abordagem científica para comunicar como o produto pode melhorar a vida dos consumidores pode dar certo, disse o relatório.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures