ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por fraude em leite e derivados no RS, MP denuncia 41 pessoas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/03/2017

3 MIN DE LEITURA

1
0
No final da tarde da última quinta-feira, o Ministério Publico apresentou denúncia contra 41 pessoas envolvidas na fraude de leite e derivados investigada pela 12ª etapa da Operação Leite Compen$ado. Entre os motivos apontados, houve a adição de água e solutos para neutralizar a acidez no leite cru, leite UHT integral, creme de leite e leite para a fabricação de queijo.

Cinco pessoas estão presas preventivamente desde o dia 14. Claudionor Mognon e Henrique Alessi Pasini, funcionários da Laticínios Modena (nome fantasia Bonilé), Eduardo Grave, proprietário da Indústria de Laticínios Rancho Belo, o transportador Evandro Luis Kafer e Flávio Mezzomo, sócio oculto da Laticínios C&P - Princesul.

Durante a 12ª fase da Leite Compen$ado, foram feitas buscas em três indústrias, uma transportadora e uma empresa de assessoria em cinco cidades no Rio Grande do Sul. Um dos principais alvos do Ministério Público Estadual (MP) foi a Indústria de Laticínios Rancho Belo, de Travesseiro, no Vale do Taquari, que fabrica leite UHT integral envazado pela marca dos supermercados Dia %, além de leite, queijo e creme de leite da marca Rancho Belo. A fábrica, que foi interditada na ação, é apontada por adicionar soda cáustica e bicarbonato de sódio nos produtos vencidos com o objetivo de neutralizar a acidez e eliminar micro-organismos.

Dessa forma "rejuvenescia" os laticínios impróprios para consumo. Outras marcas que também tiveram produtos com a mistura ilegal, conforme exame laboratorial, são Bonilé Alimentos, da Laticínios Modena, de Nova Araçá, que produz queijo e creme de leite, e Princesul, da Laticínios C&P, de Casca, que fabrica queijo.

Além disso, foram alvos da operação a Transportadora AC Tressoldi, de Estrela, e a empresa M&M Assessoria, de Marau, vinculada ao Laticínios Modena. Além do depoimento de mais de 40 pessoas, testes laboratoriais, provas coletadas a partir de estratégias de investigação, a denúncia tem por base documentos encontrados durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Nova Araçá, Casca, Travesseiro, Marau e Estrela.

A denúncia é assinada pelo promotor de Justiça Especializada Criminal Mauro Rockenbach, que coordenou a Operação, em conjunto com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho. Ambos são coordenadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Núcleo Segurança Alimentar.

Eduardo Grave, sócio-proprietário da empresa Indústria de Laticínios Rancho Belo Ltda., localizada em Travesseiro, liderava a organização criminosa, pois adquiria e fabricava produtos lácteos corrompidos ou adulterados, de maneira que mantinha em depósito para, com isso, expor à venda. Além disso, também era secretário da Cooperativa de Laticínios Glória (Coolag), em Fazenda Vilanova. Evandro Luis Kafer é sócio-proprietário da empresa AC Tressoldi Transportes Ltda. e também comercializava e transportava creme de leite industrial impróprio ao consumo humano fabricados pela Rancho Belo.

Flávio Mezzomo, sócio-administrador da Laticínios Modena Ltda. (de nome fantasia Bonilé), e sócio oculto da empresa C&P Indústria de Laticínios Ltda. (nome fantasia Princesul), era um dos articuladores do esquema criminoso, pois recebia, fabricava e vendia produtos adulterados, corrompidos e ou falsificados para a Rancho Belo Ltda, além de determinar a adição de neutralizantes de acidez – soda cáustica - nos produtos quando apresentavam padrão fora dos parâmetros legais.

Claudionor Mognon, supervisor da produção da Bonilé, repassava as orientações de Flávio Mezzomo aos demais denunciados, determinava o recebimento dos alimentos lácteos adulterados, corrompidos e ou falsificados, para fabricá-los e vendê-los para outras empresas, como a Rancho Belo. Ele também determinava aos funcionários quando havia necessidade de adulterar o produto corrompido e realizar o acréscimo de soda cáustica.

Henrique Alessi Pasini, gerente comercial da Bonilé, sabedor das péssimas condições dos produtos lácteos produzidos na empresa, era o responsável pelo escoamento das cargas para empresas compradoras, especialmente a Rancho Belo.

Contrapontos 

A defesa de Flavio Mezzomo informa que não tem conhecimento do teor da denúncia e irá demonstrar, nos autos do processo, a inexistência dos delitos imputados.

A defesa de Evandro Kafer informa que até a presente data não teve acesso a todas as provas dos autos, tampouco teve oportunidade de apresentar resposta à acusação. "Dessa forma, muitas provas ainda precisam ser analisadas e colhidas no decorrer da instrução. Acreditamos que todos os elementos comprovarão a inocência do nosso cliente".

As defesas de Claudionor Mognon, Henrique Alessi Pasini e Eduardo Grave não foram encontradas. 

Entenda o caso:  

RS: Ministério Público deflagra 12ª fase da Operação Leite Compen$ado

As informações são do Zero Hora.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/03/2017

Todos se declaram anjos inocentes, seres humanos acima de qualquer suspeita. Típica resposta de qualquer bandido quando é pego em flagrante, e ou da maioria dos políticos deste Brasil hoje, sem moral alguma em quase a totalidade de sua classe política. Que os homens de bem, possam passar tal desastre que assola e prejudica toda a população ordeira e organizada, a limpo !!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures