ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa: 33% das crianças consomem mais gordura do que o recomendado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/10/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um estudo feito com mil crianças da Grande São Paulo e divulgado na última quinta-feira, 6, mostrou que a maioria dos meninos e meninas tem práticas alimentares não indicadas para a idade, fazendo com que ao menos metades deles esteja acima do peso. Pesquisa do Ibope feita a pedido da Nestlé constatou ainda outros hábitos perigosos para as crianças, como sedentarismo; especialistas pedem melhora na alimentação e atividade física regular.

Os dados integram a pesquisa denominada The Infant and Kids Study (IKS), que focou em crianças entre 0 e 12 anos, na região metropolitana. Entre as constatações mais importantes estão que 33,5% dos consultados entre 4 e 12 anos consomem mais gordura do que a recomendação diária nas refeições e 75% das crianças entre 7 e 12 anos passam quatro horas ou mais por dia em frente à televisão ou computador, ou seja, o dobro da permanência recomendada - o que também afeta a hora das refeições.

“O consumo excessivo de gordura, sódio ou açúcar na dieta diária de crianças e adolescentes pode inferir num aumento de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2, hipertensão arterial e aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL), por exemplo”, disse o pediatra e endocrinologista Raphael Liberatore, em nota. “Para que tenhamos uma mudança no comportamento dessas crianças, no entanto, além da prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada, é preciso envolver outros aspectos mais amplos, que passem pelas frentes econômicas, sociais e políticas”, acrescentou.

O fato de metade das crianças estar acima do peso confirma a tendência apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que em dados oficiais indicou que a obesidade e o sobrepeso infantil devem atingir cerca de 75 milhões de crianças no mundo até 2025.

crianças - alimentação - televisão

Exercício

Dados da pesquisa apontaram a falta de atividade física no cotidiano: mais da metade das crianças entre 1 e 12 anos está sedentária, ou seja, praticam menos de 300 minutos (5 horas) de atividade física por semana. Na faixa etária entre 10 e 12 anos, o problema atinge 45% das crianças.

O estudo da Nestlé mostrou também que 75% das crianças entre 7 e 12 anos passam quatro horas ou mais por dia em frente à televisão ou computador, o dobro da permanência recomendada. Quando a amostra é ampliada para o universo de 0 a 12 anos, o resultado é de 54%, e a partir dos 2 anos de idade, de acordo com o estudo - o tempo gasto aumenta significativamente. A hora das refeições também é impactada por este comportamento: cerca de 30% das crianças de 1 a 4 anos comem assistindo televisão, lendo, estudando ou jogando videogame no mínimo 4 vezes por semana. Este número dobra a partir dos 4 anos, chegando a 65% nas crianças de 9 a 12 anos.

“O comportamento infantil é um reflexo do que as crianças observam em casa com os pais, que dedicam cada vez mais tempo à televisão, celular e computador. Não podemos responsabilizar apenas a tecnologia, mas devemos ter atenção, uma vez que ela pode influenciar no desenvolvimento físico, social e comportamental de crianças e adolescentes”, afirma a psicóloga e pedagoga Elizabeth Monteiro, em nota da empresa.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo.


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures