ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PE: queijo de coalho é tema de debate no Cais do Sertão nesta terça (26)

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/09/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
(Foto: Alexandre Belém / Acervo JC Imagem)

Seja no espetinho, no arrumadinho, no escondidinho ou acompanhado de mel de engenho (há até quem o utilize na tradicional cartola), o queijo de coalho está presente nas mesas de praticamente todos os pernambucanos.

Esta autêntica iguaria pernambucana – o queijo coalho nasceu no Estado, no século XVI – será tema do debate “Queijo de Coalho: Histórias e Memórias”, que acontece nesta terça (26), às 15h, no Cais do Sertão, Bairro do Recife, e é aberto ao público em geral.

Participam do debate Ana Cláudia Frazão, Raul Lody e Gilberto Freyre Neto, que fazem parte do Observatório Pernambucano de Gastronomia, e Benoit Paquereau, gestor do Centro Tecnológico de Laticínios (CT Laticínios) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) – unidade Garanhuns.

No encontro, serão tratadas questões relacionadas não somente ao aspecto gastronômico e cultural do queijo de coalho, mas também sobre seu processo de produção, do ponto de vista mercadológico e de toda a cadeia produtiva do queijo. 

Foto: Chico Porto/Acervo JC Imagem)

“Nessa conversa, queremos aglutinar informações com o propósito de iniciar o processo de inventário da gastronomia pernambucana. Aproveitando o ensejo, pretendemos nos envolver no processo de chancela do queijo de coalho enquanto patrimônio imaterial de Pernambuco”, conta Ana Cláudia Frazão. A ideia, segundo ela, é atrair o interesse não só dos setores de gastronomia e pesquisa (a comunidade acadêmica), mas de todos os interessados no assunto.

Queijo de coalho é “a cara” de Pernambuco

E por que o queijo de coalho é tão importante? Segundo Benoit Paquereau, em 2016, Pernambuco produziu uma média de 1,8 milhão de litros de leite por dia. “Dessa produção, digamos que 50% é destinada à produção de queijo. Em sua maioria, o queijo de coalho”, afirma.

Também, segundo o professor, 70% do queijo de coalho produzido em Pernambuco vem do Agreste. “No total, em todo o Estado, são mais de 30 mil produtores, a maioria deles, informais, que esbarram em grandes dificuldades do ponto de vista de escoamento desse produto, por conta da legislação”, acrescenta Ana Cláudia.

Esse assunto (principalmente no que diz respeito à certificação do queijo produzido no Agreste, respeitando as características originais de produção e sabor específicos e identificados com esse território) e outros, estarão na pauta da conversa. “Culturalmente, o queijo de coalho é consumido por todas as classes sociais. Da praia de Boa Viagem ao ponto mais alto de Garanhuns, sempre terá alguém fritando um queijo de coalho”, conclui Benoit.

Serviço 
Debate “Queijo de Coalho: Histórias e Memórias”
Terça (26), às 15h
Cais do Sertão | Armazém 10 – Av. Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife
Aberto ao público

As informações são do PorAqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures