ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Páscoa deve ser dos ovos caseiros

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/04/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Em tempos de economia em crise, presentes e produtos sazonais (como os ovos de Páscoa) perdem relevância e afastam os consumidores das compras. Mesmo assim, o setor de chocolates encontra alternativas para conquistar novos e velhos compradores, como é o caso dos ovos caseiros, que têm custo menor e cujas vendas, em valor e volume, cresceram em 2016. Por sua vez, os ovos industrializados, que se mantêm como o produto mais procurado na Páscoa, encontram respiro com as linhas de miniovos e com outras opções menores da guloseima. É o que aponta um estudo da Kantar Worldpanel.

ovos de páscoa caseiros

Segundo o levantamento, a venda de ovos de Páscoa em 2016 voltou ao mesmo patamar de 2013, mas, considerando-se o evento completo, que inclui a comercialização de outros tipos e formatos de chocolate atrelados à data, o consumo chegou aos níveis de 2012. Na comparação entre 2016 e 2015, o valor comercializado de ovos de Páscoa caiu 3,4%, enquanto o volume, em quilos, baixou 7,5%. Houve uma retração de 0,7% no número de compradores, que levaram menos volume (em gramas) por domicílio (-6,9%) e menos unidades nas idas aos pontos de vendas (-16,7%).

A queda é puxada principalmente pelos ovos industrializados, uma vez que o segmento perde tanto compradores como o volume, em quilos (-20,3% vs 2015). E a venda do doce voltado às crianças retraiu mais do que aqueles focados nos adultos. Assim, a importância em volume comercializado, em unidades, de ovos para adultos passou de 67,8% em 2015 para 73,9% no ano passado. Nesse mesmo quesito, a importância de ovos infantis baixou de 32,2% para 26,1%. De acordo com a pesquisa, a queda no segmento de ovos infantis é uma provável reação à subida dos preços, ano após ano, nessa categoria de guloseima.

Em contrapartida, as chocolaterias e os ovos caseiros conseguiram crescer em 2016 em relação ao ano anterior: as primeiras arrecadaram 25,6% a mais com as vendas e aumentaram em 2,3% o volume (em quilos) comercializado. Os ovos artesanais, por sua vez, registraram 21,9% de crescimento no valor vendido e 17,9% no volume. Esse último segmento, na realidade, foi o único a ganhar compradores em 2016: sua taxa de penetração passou de 9,4% na Páscoa de 2015 para 12,1% em 2016. A categoria também registrou os menores preços do mercado, além de ter crescido a importância em unidades: passou de 20% para 27,5%, enquanto os ovos industrializados seguiram a direção oposta, caindo de 73,1% em 2015 para 65,3% no ano passado.

Os preços mais altos dos ovos industrializados e mais em conta dos artesanais levaram ao seguinte cenário, segundo o levantamento da Kantar Worldpanel: na hora da compra de Páscoa, o consumidor que opta pelos industrializados leva para casa ovos pequenos, enquanto quem escolhe um ovo caseiro adquire um produto de maior peso. No comparativo entre 2015 e 2016, as linhas de ovos industrializados com peso entre 100 gramas e 150 gramas pularam de 28,4% para 31,8%. Já com os ovos caseiros se deu o contrário. Se em 2015 25,8% compraram o doce com esse mesmo peso, em 2016 esse número baixou para 15,4%. Já os compradores de unidades maiores, como os ovos caseiros de 451 gramas a 550 gramas, saltaram de 14,1% para 20,5%.

Outro dado destacado pela pesquisa é que tanto as chocolaterias como os ovos industrializados alcançam consumidores com perfil premium, com diferentes nuances. Assim, o maior número de compradores de ovos nesses segmentos pertence à classe A/B, e sua família é composta por um casal com crianças e/ou pré-adolescentes (compradores de ovos industrializados) ou um casal com filhos adultos (frequentadores das chocolaterias). No caso dos ovos caseiros, que têm custo menor, o público principal pertence à classe C, cuja família é constituída em sua maioria por um casal com crianças.  

As informações são da Kantar Worldpanel. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures