ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado latino-americano de lácteos vem crescendo rapidamente

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/09/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Em US$ 60 bilhões, o mercado latino-americano representa menos de 15% das vendas mundiais de produtos lácteos. [1] No entanto, isso provavelmente mudará em breve. O mercado de lácteos da América Latina é um dos mercados de mais rápido crescimento no mundo, impulsionado principalmente por queijos e iogurtes. A desaceleração econômica em vários mercados tem afetado as vendas de produtos lácteos, mas a contínua popularidade das embalagens reutilizáveis, a contínua urbanização das cidades latino-americanas e o crescente mercado de alternativas aos produtos lácteos estão impulsionando os lácteos para frente.

Embora uma maior prosperidade tenha ajudado a mudar a demanda de vidro para plástico rígido e metal, a demanda por embalagens de valor agregado, como o vidro reutilizável, ainda é alta. Garrafas de vidro que podem ser reutilizadas há muito tempo tornam bebidas, como o leite, mais acessíveis para consumidores no México e na América Latina. O México continua sendo o mercado mais forte para bebidas em recipientes reutilizáveis, mas sofreu um declínio desse mercado.

O declínio nos recipientes reutilizáveis reflete a expansão em outras áreas da embalagem de produtos lácteos fluidos. Apesar da recessão no Brasil, do colapso econômico na Venezuela e da introdução de um imposto sobre bebidas carbonatadas no México, o mercado de embalagens de bebidas da América Latina voltou ao crescimento em 2015 e vem aumentando desde então.

Esta expansão contínua do mercado é impulsionada principalmente pela urbanização. Como 80% dos latino-americanos agora vivem em áreas urbanas, a demanda por embalagens menores e embalagens do tipo multipacks [com várias embalagens] para se consumir em movimento está em alta. [2] As maiores rendas e a expansão das lojas de varejo com corredores refrigerados estão impulsionando uma mudança do leite e iogurte não embalados para versões embaladas.

No Peru, por exemplo, as lojas de conveniência modernizadas são o principal canal para produtos lácteos e de soja. [3] Esta conveniência direciona a demanda por produtos como garrafas de iogurte de beber de porção individual, um dos principais produtos lácteos da América Latina hoje. A Amcor, por exemplo, está investindo neste mercado ao disponibilizar a extensa linha de garrafas PET aos fabricantes de produtos lácteos latino-americanos.

Aumento das alternativas aos produtos lácteos

Outro subproduto do aumento das modernas lojas de alimentos na América Latina é a expansão do mercado de produtos alternativos aos lácteos. No valor de US$ 1,33 bilhão em 2016, estima-se que esse setor esteja crescendo a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,90%, chegando a US$ 2,44 bilhões em 2021. Outros fatores que contribuem para esse crescimento incluem lançamentos de produtos inovadores, preocupações com a saúde, mudança de estilos de vida, comércio eletrônico e aumento do número de consumidores alérgicos a produtos lácteos. [4]

Alimentos e bebidas à base de alternativas aos lácteos, preparados a partir da soja ou de outras fontes vegetais, estão sendo consumidos pelos veganos, intolerantes à lactose, entre outros. O Brasil e o México exibem uma demanda particularmente alta de produtos alternativos aos lácteos, incluindo leite, manteiga, sorvete, queijo, refrigerantes e bebidas energéticas. [5]

O consumo sustentado de produtos de valor agregado - como embalagens convenientes, produtos com baixas calorias e alternativas aos produtos lácteos - para consumidores de renda média e alta deverá impulsionar o mercado de embalagens de produtos lácteos na América Latina. À medida que o consumo de produtos lácteos cresce em todo o mundo, cresce também a demanda por sistemas de embalagens eficientes e tecnologias de produção de ponta.

Os fabricantes de produtos lácteos que buscam produtos sustentáveis e rentáveis e que podem oferecer produtos convenientes com uma validade mais longa podem visitar a PACK EXPO Las Vegas (Centro de Convenções de Las Vegas, 25 a 27 de setembro de 2017), produzido pela PMMI, The Association for Packaging e Tecnologias de Processamento.

Sustentabilidade, eficiência e inovações de produtos são questões centrais que serão abordadas com as últimas inovações em embalagens. As áreas específicas da indústria oferecem insights para os desafios únicos enfrentados pelos fabricantes de produtos lácteos, incluindo o Beverage Cooler Lounge e o Reusable Packaging Pavilion, onde os profissionais do setor podem aprender a reduzir o desperdício, reduzir os custos e ganhar a eficiência da cadeia.

[1] https://www.wiseguyreports.com/reports/1201251-dairy-in-latin-america
[2] https://www.euromonitor.com/steady-as-she-goes-beverage-packaging-defies-economic- headwinds-in-latin-america/report
[3] https://www.whatech.com/market-research/food-beverage/359556-dairy-soy-food-peru-s- market-forecast-to-2021-examined-in-new-market-research-report
[4] https://www.marketdataforecast.com/market-reports/latin-america-dairy-alternatives-market- 2530/
[5] https://www.prnewswire.com/news-releases/dairy-alternatives-market---global-industry-insights- by-2024-tmr-620226943.html

Discutir sobre "Liderança, visão e inovação para o setor lácteo das Américas"  é um dos objetivos do evento Dairy Vision 2017, que ocorrerá nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro em Curitiba/PR. Para conhecer a programação completa, clique aqui


As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures