Por trás disso, está a mineira Rafaela Gontijo, que veio morar no Rio quando se formou em Relações Internacionais e, para matar a saudade de casa, preparava o salgadinho sempre que podia. No começo, trazia e congelava. Os amigos pediam, os vizinhos batiam na porta, e ela decidiu largar o trabalho na Johnson & Johnson para vender os pãezinhos. Rafaela então se juntou com Luisa Sá e os chefs Erik Nako e Cristiano Lanna e lançou a NUU. Para chegar à receita perfeita, ela e Erik percorreram as cozinhas e os livros das quituteiras, doceiras e avós mineiras, visitaram produtores de mandioca e costumavam acordar às 5h para ordenhar as vacas e fazer o queijo. Até que encontraram a harmonia ideal entre os ingredientes e decidiram qual seria a combinação. Depois, foram em busca de uma fábrica que pudesse produzir as bolinhas. Encontraram uma em Lagoa Formosa, pertinho da fazenda onde Rafaela cresceu.
"Começamos vendendo em eventos, como O Cluster e a Junta Local. Hoje, estamos em restaurantes, hotéis, cafés, delicatessens e supermercados. Em janeiro, abriremos uma loja temporária no Leblon" — adianta Rafaela, que agora precisa de três toneladas de queijo por mês para suprir a demanda. "Já usamos queijos produzidos pelas fazendas vizinhas. Queremos e estamos crescendo, mas tomo muito cuidado para manter a mesma qualidade".
Os pães de queijo são sempre simples (“Não colocamos parmesão por cima e que tais”), podem vir em embalagens de vários tamanhos, P, M, G e GG, e, nos eventos, saem em versões recheadas. A ideia é preparar sabores mineiros para combinar. Os hits são doce de leite ou o “carne de lata”, com porco na banha preparado na fazenda, o queijo curado da Serra do Salitre e pesto. Tem também o de linguiça artesanal com vinho tinto e erva-doce. São produtos da estação em combinações tradicionais. Todos viram sanduíches irresistíveis.
"Trago tudo de Minas, sempre", conta a empresária, 28 anos, que já está com ponto de venda em São Paulo. "Temos um espaço no Itaim e distribuímos para toda a cidade. Para esta expansão, a NUU ganhou nova embalagem, que lembra os sacos de leite antigo".
Em tempo, quem ainda não entendeu o nome, aqui vai a explicação: “Nuu” é uma expressão famosa em Minas, que significa algo como “bom demais da conta”."Gostamos de destacar a mineirice do produto", diz Rafaela, com seu sotaque gostoso de ouvir.
Confira o vídeo abaixo sobre a NUU:
As informações são do jornal O Globo.