carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Manteiga x margarina? Quais são as principais diferenças?

Por Raquel Maria Cury Rodrigues (MilkPoint Indústria)
postado em 11/01/2017

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Quando se trata do debate sobre a “manteiga x margarina”, há muitas controvérsias sobre qual das opções é a mais saudável. Tanto a manteiga como a margarina são comumente usadas em diversos preparos, inclusive para cozinhar e assar alimentos, adicionadas em sopas e em uma variedade de outras refeições. Mas, qual é a opção mais saudável? Quais são as diferenças entre as duas?

manteiga vs margarina

Muitos anos atrás, especialistas em saúde sugeriram que a manteiga era ruim para a nossa saúde e recomendaram margarina como uma alternativa mais saudável. Mas desde então, baseado em pesquisas, tem sido sugerido que a margarina, que é fortemente processada e baseada em óleo vegetal, é na verdade menos saudável do que a manteiga, que é um produto lácteo. Então, como decidir? Se você quiser saber qual é mais saudável, então é importante se atentar para alguns fatos sobre as duas opções. 

Fatores nutricionais

Tanto a manteiga como a margarina possuem quantidades semelhantes de calorias, gordura e água. Na verdade, ambas contêm cerca de 80% de teor de gordura e 16% de água. Elas apresentam quantidades semelhantes de gordura total, porém, há diferenças no tipo de gordura. A manteiga é rica em gorduras saturadas enquanto a margarina, em gordura trans.

gorduras manteiga e margarina

Manteiga vs. margarina: compreendendo a diferença

Há várias diferenças fundamentais entre manteiga e margarina. Basicamente, a manteiga é o produto obtido a partir da batedura do creme do leite (nata) - o que provoca aglomeração dos glóbulos de gordura, ocorrendo uma separação, de fase líquida, denominada leitelho.

A margarina, por outro lado, é um produto altamente processado feito a partir do óleo vegetal. Ela foi criada em 1869 na França como um substituto para a manteiga para os soldados e as classes mais baixas, já que a manteiga era cara. Isso significa que a margarina é semelhante em sabor, aparência e consistência à manteiga, mas estas semelhanças são adquiridas por meio de uma variedade de ingredientes artificiais adicionados à margarina - incluindo emulsificantes e corantes artificiais. Além disso, a margarina é submetida a um processo de hidrogenação, que prolonga sua vida útil, mas também aumenta seu teor de gordura trans.

Então, para resumir: a principal diferença entre a manteiga e a margarina é que a primeira é um produto pouco processado e a segunda, um produto altamente processado. Ambas têm quantidades semelhantes de calorias, gorduras e proteínas, mas a margarina possui mais gordura trans, enquanto a manteiga tem maior gordura saturada e colesterol. No passado, acreditava-se que a gordura saturada e o colesterol eram ruins para a saúde, mas pesquisas recentes sugerem que eles podem não ser tão insalubres como se pensava.

diferenças entre margarina e manteiga

A manteiga causa menos danos ao coração do que a margarina?

De acordo com o contexto, entre as duas opções, a margarina é considerado o pior alimento para a saúde do coração devido ao seu conteúdo de gorduras trans (essas, têm sido associadas às doenças cardíacas e outros problemas). 

manteiga vs margarina - saúde do coração

Antigamente, a margarina era considerada mais saudável porque acreditava-se que a manteiga era ruim para a saúde do coração como resultado de suas gorduras saturadas e colesterol. No entanto, existem dois tipos de colesterol: um que é bom para nós e um que é ruim. Uma pesquisa descobriu que a gordura saturada e o colesterol aumentam o colesterol HDL (o "bom", que não está associado a doenças cardíacas) e que não aumentam o colesterol LDL (o "mau"). A gordura saturada e o colesterol também melhoram os níveis de LDL - tornando-o mais benigno e menos nocivo. Isso significa que a gordura saturada na manteiga não aumenta o risco de doenças cardíacas.

Manteiga vs. margarina: qual é melhor para você?

É importante salientar que ambas contêm uma grande quantidade de calorias. Uma colher de sopa de manteiga tem 100 calorias e a margarina tem uma quantidade semelhante. Em dietas com restrição calórica, elas devem ser usadas com cautela e equilíbrio.

Enquanto muitas pessoas acreditam que a gordura é ruim para a saúde, a verdade é que nossos corpos precisam dela para funcionar. A manteiga, consumida com moderação, pode ser uma fonte importante e saudável de gordura.

Por outro lado, as gorduras trans nunca são uma boa fonte de gorduras. Hoje, algumas margarinas se apresentam no mercado com quantidades limitadas de gordura trans, mas, não deixam de ser alimentos altamente processados - contendo uma série de aditivos, corantes artificiais e emulsificantes – as tornando menos saudáveis.

Outras marcas de margarina também adicionam vitaminas, ácidos graxos ômega-3 e outros ingredientes saudáveis com o intuito de melhorar a imagem do produto. Dessa forma, se você optar pela margarina, vale selecionar marcas livres de gordura trans e também maneirar no consumo.

Colocando a saúde de lado, que outras diferenças existem entre as duas?

Quando se trata de sabor, a maioria das pessoas ainda prefere a manteiga. O sabor da margarina varia de marca para marca (sendo assim, algumas margarinas têm um gosto melhor do que outras).

Quando se trata de cozinhar ou assar, a manteiga tem uma textura diferente da margarina. A manteiga é muito cremosa e robusta, enquanto a margarina pode ter uma textura mais leve, menos cremosa. Assar bolos ou outras refeições, usando manteiga pode adicionar um pouco mais de cremosidade à refeição.

Como apontado anteriormente, definitivamente a margarina não é igual à manteiga, mas, seu uso e consumo dependerá das necessidades individuais de cada consumidor.

Manteiga vs. margarina: fazendo uma escolha

Você vai encontrar especialistas em saúde em ambos os lados do debate, mas, como já citado anteriormente, estudos mostraram que a gordura saturada e o colesterol dietético não são tão ruins como se acreditava anteriormente. Lembre-se sempre de comer com moderação e escolher marcas que te agradem mais.

Em última análise, o quão saudável a margarina e a manteiga são, também vai depender muito do quanto você consome. Precisamos de gordura em nossas dietas para que nossos corpos funcionem corretamente, mas muito, também é ruim para nós. A manteiga é uma ótima fonte de gorduras saudáveis e embora houvesse um monte de paranoias e medos no passado sobre a manteiga, espalhar um pouco no pão pode ser uma escolha saudável.

E você? Prefere manteiga ou margarina? 

Leia também:

Demanda de manteiga cresce na Austrália e vendas ultrapassam a de margarina

Consumo per capita de margarina pelos americanos está menor que o de manteiga

Fontes consultadas:

http://www.doctorshealthpress.com/food-and-nutrition-articles
 

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Antonio Carlos Barbosa

Barbacena - Minas Gerais - Revenda de produtos agropecuários
postado em 15/01/2017

Entre margarina e manteiga tenho preferencia total manteiga

Daniel Lanna

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Indústria de laticínios
postado há 1 dia atrás

Na minha visao, nao existe nem comparacao. Manteiga , como bem explicado na materia, e um alimento realmente com processamento industrial e de produtos baixo, se comparado a margarina.
Hoje o consumo tem uma tendencia de buscar alimentos mais naturais e menos processados e olhando os ingredientes da margarina, nao existe como se pensar nela nesse contexto, dado que e um dos alimentos mais artificiais na mesa do brasileiro.
Infelizmente a questao do preco baixo e do poder financeiro para investimento forte em midia ( margem muito elevada ), faz da margarina um produto altamente consumido pelo brasileiro, mesmo com todos os problemas que causa. Felizmente porem, a tendencia de consumo e outra e isso ja e visto no aumento de vendas.

armando bortoletto

OUTRA - OUTRO - Revenda de produtos agropecuários
postado há 1 dia atrás

no caso seria melhor consumir margarina mais manteiga juntas no mercado tem  bons lançamentos e de boas firmas grato  

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint Indústria, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade