ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ital desenvolve leite pasteurizado com prazo de validade 10 vezes maior

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/04/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital), estudou uma técnica combinada de conservação que acopla pasteurização com microfiltração e aumenta a validade do leite para até 50 dias, 10 vezes mais que o pasteurizado convencional. Esta pesquisa contou com o apoio da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O produto obtido neste estudo continha ainda baixos teores de lactose. O Ital utilizou três tecnologias para obter o leite microfiltrado, pasteurizado e lactose hidrolisado.

O processo é realizado com uma máquina que faz a microfiltração do leite e, de acordo com a pesquisadora da Secretaria, que atua no Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat), do Ital, Patrícia Blumer Zacarchenco, atualmente, nenhuma empresa brasileira de laticínio utiliza o sistema para obter o produto com validade estendida. Ele é capaz de processar 150 litros de leite por hora. A máquina usada no estudo pertence ao Ital e é produzida na França. Foi adquirida com verba da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A pasteurização é um processo em que o leite é aquecido a 62ºC por 30 minutos ou a 72ºC por 15 segundos para inativar bactérias que podem ser perigosas para a saúde. Por sua vez, na microfiltração o leite é filtrado com a ajuda de membranas com poros pequenos que retém bactérias. Já a hidrólise da lactose consiste na utilização de enzimas para quebrar o açúcar do leite. A pesquisadora explicou que a microfiltração ajuda a manter o sabor mais próximo ao do leite sem processamento e pode ser usada para aumentar a vida de prateleira de outros produtos lácteos, como queijos e iogurtes.

Para Patrícia, além da estabilidade do produto, a técnica acompanha a necessidade dos consumidores que preferem leite desnatado e sem lactose, o açúcar do leite. O processo que produz leite com maior vida de prateleira, na visão da pesquisadora, é inovador e bastante promissor para o Brasil.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirmou que esta pesquisa é importante para garantir a qualidade dos alimentos que abastecem a mesa do brasileiro. “A pasteurização é um processo importante na produção do leite industrializado, pois elimina todos os microrganismos que são nocivos à saúde do consumidor. Essa pesquisa contribui para criar um alimento com mais sabor, preservando suas características nutritivas por mais tempo. A busca pela saudabilidade dos alimentos é uma determinação do governador Geraldo Alckmin”, disse.

As informações são do Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital). 

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO FIGUEIREDO BERTELLI

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/04/2016

O problema é o Ministério da Agricultura (SIF) permitir esse sistema de pasteurização. Nem o sistema por luz UV, usado na França, e no Brasil em indústrias de sucos, é permitido para o leite no Brasil.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures