ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índice de preços da FAO fica no menor nível desde junho de 2010

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O índice de preços da FAO, braço da Organização da Nações Unidas para agricultura e alimentação, caiu 2,1 pontos (1,2%) em abril na comparação com o mês anterior e 40,5 pontos (19,2%) em relação a abril de 2014, para 171 pontos. Os preços dos lácteos foram os que apresentaram maior retração, mas também aconteceram quedas nos setores de açúcares, cereais e óleos vegetais. Em contrapartida, os valores da carne aumentaram em abril, o que não acontecia desde agosto de 2014. Segundo a FAO, a média do mês passado coloca o índice de preços total em seu nível mais baixo desde junho de 2010.

Lácteos

O indicador para lácteos registrou a maior queda do mês com 12,5 pontos (6,7%) ante março e 51,7 pontos (23%) na comparação com abril passado, ao ficar em 172,4 pontos. “A fraqueza nos preços dos lácteos reflete o fim das cotas na Europa, as incertezas sobre o volume de compras a ser feito pela China em 2015 e as proibições de importação feitas pela Rússia”, diz a FAO em relatório.

Outros produtos

O índice para cereais ficou em 167,6 pontos em abril, com queda mensal de 2,2 pontos (1,3%) e anual de 42 pontos (20%). “Os preços do trigo continuaram seu declínio em abril, influenciados por grandes estoques e uma atividade comercial lenta, com compradores esperando maiores quedas nos próximos meses. As cotações do milho pouco se alteraram, enquanto os preços do arroz tiveram baixa marginal devido a demanda moderada”.

O indicador de óleos vegetais da FAO ficou em 150,2 pontos em abril, com retração de 1,5 ponto (1%) ante março e 30,9 pontos (17%) sobre abril anterior, refletindo o mercado de ólego de palma. Já os preços do óleo de soja aumentaram ligeiramente devido a lentidão no comércio de soja pelos produtores da América do Sul.

O índice de preços da FAO para açúcar chegou ao menor nível desde fevereiro de 2009 ao registrar 185,5 pontos, 2,4 pontos (1,3%) menos que em março e 55,7 pontos (23,1%) menos que em abril de 2014.

Já as carnes mostraram avanço de 12,5 pontos (6,7%) em abril na comparação com março e 20,3 pontos (10,2%) em relação ao mesmo mês do ano passado, para 178 pontos. “As principais causas do aumento foram os preços mais elevados de carne bovina e ovina na Oceania, onde a reconstrução do rebanho restringiu as exportações. Os preços dos suínos também mostraram algum movimento para cima, enquanto que o das aves foram menores. Para o setor de carnes em geral, o aumento moderado na demanda pela China, Japão, Estados Unidos e Vietnã é o principal fator do aumento”, afirma a FAO.

As informações são do Jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures