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HSBC tem previsões "negativas" sobre consumo de lácteos na China

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2016

2 MIN DE LEITURA

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Após uma década de grande crescimento, o consumo de alimentos e bebidas está desacelerando na China de acordo com um novo relatório. O HSBC previu um cenário “sombrio” para o consumo de alimentos e bebidas na China durante os próximos 12 meses.

“Há uma década, quando o volume de consumo per capita ainda era baixo e os gastos dos consumidores eram liderados pelas necessidades básicas, um forte crescimento era inevitável”, disse o analista do HSBC, Christpher Leung. “Entretanto, agora, o nível de consumo para muitos alimentos e bebidas é comparável ao de países desenvolvidos da Ásia, como Japão e Coreia do Sul. Como resultado, as perspectivas não são boas”. O HSBC está prevendo que os preços dos lácteos continuarão baixos em 2016, citando a persistente sobreoferta e a fraca demanda no varejo.



“Embora os preços do leite cru tenham se recuperado um pouco nos últimos meses, não esperamos uma recuperação significativa em 2016. Primeiro porque há ainda uma oferta global abundante de leite cru e em segundo lugar, os preços na China ainda estão muito maiores do que no exterior”. O preço do leite importado da Nova Zelândia estava 34% mais barato do que o produto doméstico chinês e isso incluindo as tarifas de importação, as taxas de vendas e os custos de transporte, disse ele. Os comentários de Leung vieram após o maior exportador de lácteos do mundo, a Fonterra, ter dito que espera que os preços globais aumentarão pelo menos em 2017.

O HSBC foi mais favorável sobre a demanda em prazo mais longo, dizendo que embora o consumo de leite com sabor tenha já maturado, a demanda por iogurtes e leite UHT ainda está aumentando. Leung disse que o atual nível de consumo per capita de leite UHT na China é de cerca de 7,4 quilos – 45% a menos do que no Japão e na Coreia do Sul. Ao mesmo tempo, o consumo per capita de iogurte foi de 4,1 quilos, comparado com 12 quilos no Japão.

“Considerando que as vendas de leite UHT cresceram em cerca de 5%, levará 16 anos para alcançar o nível de consumo médio do Japão e da Coreia do Sul. Com os consumidores se tornando mais conscientes com relação à saúde e mais afluentes, a mudança do leite com sabor para o leite UHT/pasteurizado deverá apoiar um crescimento no setor”.

As informações são do https://www.smh.com.au, traduzidas pela Equipe MilkPoint Indústria.

 

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