ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gastando mais do que recebe, brasileiro volta a comer fora e não abre mão da conectividade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/05/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Mais da metade das famílias brasileiras (51%) gastou mais do que ganhou em 2016. Segundo o Holistic View, levantamento da Kantar Worldpanel que mapeia os últimos movimentos de consumo no país, enquanto a renda média mensal dos brasileiros foi de R$ 3.108, o valor médio empregado em despesas ficou em R$ 3.159 no ano passado. De acordo com os dados, no período, 27% dos gastos foram destinados para alimentação e bebidas dentro do lar, higiene e limpeza caseira, 33% foram direcionados para habitação, transporte e serviços públicos, enquanto 40% para demais setores, como saúde, educação e lazer. As contas de serviços públicos, que se destacaram em 2015, não aumentaram em 2016. Em 2006, comprometiam 10% do orçamento, dez anos depois recuaram para 7%.

O item que mais contribuiu para o aumento dos gastos em 2016 foi a alimentação dentro do lar, seguida por transporte, saúde, alimentos e bebidas fora de casa, higiene pessoal, bebidas dentro do lar, artigos de limpeza, educação, comunicação e lazer. Nesse cenário, a classe DE surge como a que mais sofreu com as dívidas, uma vez que a renda média mensal de R$ 1.922 foi superada pelos gastos, na casa dos R$ 1.997. O Holistic View apontou ainda que quanto menor o poder aquisitivo, maior a importância dos produtos de grande consumo para os gastos – alimentação e bebidas consumidas dentro do domicílio, higiene e limpeza. Entre todas as classes, apenas a AB não tem como gasto primordial a alimentação dentro do lar – transporte aparece no topo com 16,5%, enquanto o item com 14,2%. Já na C e na DE, respectivamente, abocanha 21,6% e 26,2% do gasto.

A análise do ano passado revela também que a maior renda se concentra no Centro Oeste, Grande São Paulo e Sul, com os maiores gastos aparecendo no Grande RJ e Leste e mais interior do Rio. Mesmo comprometendo mais do que ganham, os brasileiros retomaram uma prática que se enfraqueceu durante os períodos de maior instabilidade econômica: os gastos fora de casa com alimentos e bebidas voltaram a subir. Entre os itens mais consumidos estão os sanduíches, lanches e salgados, fundamentais para a recuperação. O jantar aparece como a refeição menos realizada fora dos domínios do domicílio.

Outro destaque do período é que a comunicação ganhou ainda mais importância para os consumidores. No ano passado, cada lar, em média, empregou R$ 969 com conta/crédito de celular ou aquisição de aparelho. Em 2013, o valor era de R$ 767. Mesmo entre os endividados, os gastos com comunicação tiveram aumento de 23%. Muito além do uso para ligações telefônicas, o telefone celular é usado cada vez mais para acesso à informação, troca de mensagens, acesso às redes sociais e à internet para fazer pesquisa de preços e produtos. 

As informações são da Kantar Worldpanel. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"



 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures