ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

França: marca de leite que teve preço fixado pelos consumidores expande portfólio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/02/2017

2 MIN DE LEITURA

2
0
Um esquema de comércio justo do leite onde os clientes determinam preços justos para os produtores viu um sucesso inicial com sua marca C'est qui le patron? (Quem é o chefe?) vendendo cinco milhões de caixas de leite em quatro meses.    
           
C'est qui le patron?
    
O grupo, Gueules Cassées, levantou a ideia no ano passado, quando a França estava enfrentando um verão de protestos agrícolas por causa dos preços muito baixos do leite. Nicolas Chabanne, fundador do Gueules Cassées, disse na ocasião que o acordo previa que os produtores receberiam 39 centavos de euro (41,20 centavos de dólar) por litro de leite e, em troca, concordariam em alimentar suas vacas com forragem local, sem produtos geneticamente modificados e em manter os animais no pasto por até seis meses do ano.

A decisão veio depois que a companhia de lácteos, Lactalis, propôs pagar aos produtores, 27,5 centavos de euro (29,05 centavos de dólar), mas os produtores afirmaram que que isso não era suficiente para cobrir os custos de produção e também, ter um salário justo.

C'est qui le patron?

Graças ao seu sucesso, a marca está agora considerando lançamentos futuros como manteiga, crème fraîche, iogurte, ovos, purê de maçã, pêssegos, carne moída e presunto, entre outros. Chabanne disse que graças ao seu sucesso, as vendas estão à frente da meta e o crescimento é de 45%; as vendas poderiam até chegar a 30 a 50 milhões de caixas até o final do ano.

A forma como os preços são definidos baseia-se em um questionário no website entre consumidores e produtores e, em seguida, é produzido pela cooperativa Laiterie Saint-Denis-de-l'Hotel, em Loiret, França. O sucesso da marca significa que mais 60 fazendas estão sendo inscritas para se unir as 80 originais.

O leite semidesnatado foi originalmente lançado por 99 centavos de euro (104,59 centavos de dólar), por litro nas lojas Carrefour em novembro e o produto é agora apoiado pelas redes de supermercados Colryut, Intermarché, Auchan e Cora.

Agora, a  C'est qui le patron? está pedindo aos consumidores que digam o que querem e o que eles estão dispostos a pagar por uma série de novos produtos - com suco de maçã e pizzas de preços justos chegando às lojas no próximo mês.

"Tivemos consultas de todo o mundo sobre essa iniciativa, atraindo o interesse do Japão, dos EUA, da China, da Alemanha, da Itália e da Romênia", disse Chabanne. "Nós exibimos a caixa na feira SIAL em Paris no ano passado para promovê-la em inglês. A fabricante de embalagens, Tetra Pak, também indicou que quer se envolver e desenvolver o conceito em todo o mundo”.

Em 21/02/17 – 1 Euro = US$ 1,05654
0,94635  Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Entenda o caso:

Francês aceita pagar mais por leite do país para 'salvar' setor

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital". 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TENNYSON DE MAGALHÃES

EM 24/02/2017

Mas o grande problema no Brasil é exatamente a falta de uma política que proteja tanto o produtor como o consumidor, pois a instabilidade só favorece a indústria ao comércio (Os elos que têm o poder financeiro para sacanear quem realmente produz e consome).
ANDREW JONES

FERNANDÓPOLIS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/02/2017

Vejo nesta opção uma abertura de porteira para o entendimento entre o consumidor e o produtor. O consumidor deve entender que para ter os produtos lácteos em sua alimentação cotidiana o produtor deve permanecer na atividade, ou seja, sobreviver. tudo na vida tem seu preço e esta volatilidade de preços no mercado de lácteos tem prejudicado a todos os elos da cadeia. Vamos pensar diferente??

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures