Atualmente, 75% das mães chinesas fornecem para os seus bebês fórmulas infantis orgânicas. Mães mais jovens, em particular, estão interessadas em opções de fórmula orgânica. Atualmente, 79% das mães com idade entre 25 a 34 anos, usufruem desse tipo de produto.
A nova classe média da China, que a Mintel chama de "Mintropolitans", também supera o índice de uso de fórmulas infantis orgânicas, com 89% afirmando usar esses produtos - uma proporção significativamente maior do que os consumidores em geral (72%). A pesquisa também descobriu que metade das mães (49%) diz que escolhe fórmulas infantis orgânicas porque estão "dispostas a pagar mais pelos alimentos dos seus bebês". Este é também o principal direcionador para que escolham produtos de nicho, como fórmulas com leite de cabra (41%).
Entretanto, as fórmulas líquidas ainda têm que ganhar uma maior conscientização no mercado chinês, apesar de sua reputação já popular no Ocidente. A pesquisa mostra que o Reino Unido e os EUA lideram a atividade de lançamento de fórmulas infantis líquidas - com 41,7% dos lançamentos em 2016 ocorrendo no Reino Unido e 21,4% nos EUA, enquanto nenhuma delas foi lançada na China.
"Nossa pesquisa indica que os alimentos e bebidas de nicho para bebês têm grande potencial no mercado chinês. As fórmulas infantis orgânicas têm apresentado uma alta taxa de adoção, indicando que os consumidores com mais poder de compra estão dispostos a pagar um premium por produtos que eles percebem que são melhores para os seus bebês. As fórmulas infantis premium se tornarão foco das principais companhias que atendem as medidas de registro de fórmulas infantis”, disse Cheryl Ni, analista de alimentos e bebidas da Mintel.
"As marcas precisam identificar a maneira correta de se comunicar com as mães, de investigar suas necessidades na vida real e fornecer-lhes provas sólidas das vantagens do produto”. A pesquisa da Mintel revela que 65% das mães pesquisadas afirmam terem usado fórmulas de marcas estrangeiras nos últimos seis meses em comparação com um terço (33%) que usaram as marcas locais.
Entretanto, a seleção da marca muda quando se considera o número de crianças na casa, à luz da política de duas crianças da China. As marcas chinesas são mais populares entre as mães que têm dois ou mais bebês (44% em comparação com 33% no geral) e a penetração de marcas estrangeiras sobe para 70% entre aqueles que não planejam ter um segundo filho.
Ao mesmo tempo, as preferências dos consumidores parecem diferir em toda a China quando se trata de marcas estrangeiras e locais. Em geral, as marcas estrangeiras ganharam mais fãs em Xangai (71%) e Guangzhou (76%), enquanto apenas 37% dos consumidores em Pequim preferem comprar marcas locais.
Regulamentos mais rigorosos entrarão em vigor e limitarão o número de marcas locais no mercado, com as empresas restritas a venderem no varejo apenas um pequeno número de linhas de produtos. Acredita-se que isso, juntamente com o registro mais rigoroso e leis de rotulagem, aumentarão a reputação do setor.
Quanto à origem de leite, mais da metade (57%) das mães chinesas acredita que os produtos da Austrália ou da Nova Zelândia são melhores do que os de outras fontes de leite. Um terço das mães acreditam que a China e o Norte da Europa (32% para ambos) sejam boas fontes de leite fresco, enquanto apenas 28% acreditam que o mesmo acontece com a América do Norte.
Noventa por cento das mães chinesas amamentam seus filhos menores de seis meses, mas a maioria muda para a fórmula quando seus bebês estão entre seis e 12 meses. A proporção de mães que usam fórmulas mais do que uma vez por dia sobe para 71% de 47% durante este período crucial.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"